Evento

Conheça mais sobre esse evento, que nasceu para fortalecer a cultura de sustentabilidade na moda e dar visibilidade a quem faz diferente.

O Brasil Eco Fashion Week (BEFW) nasceu em 2017, como resultado de um encontro de amigos que desejavam estimular novos caminhos para a moda, criar um espaço de visibilidade para marcas comprometidas com as práticas de sustentabilidade, e fortalecer essa cultura.

Já na primeira edição, o evento atraiu três mil pessoas, e em 2019, bateu o recorde de visitas no espaço da Unibes Cultural, chegando a mais de sete mil pessoas ao longo dos três dias. Hoje o evento agrega cerca de 120 colaboradores, somados a dezenas de empresas envolvidas no patrocínio, apoio e concepção das edições.

O evento se estabeleceu em São Paulo, recebendo empreendedores, profissionais, estudantes e ativistas da sustentabilidade de todas as regiões do Brasil, conectados ao propósito de utilizar a moda como uma rede positiva e ferramenta de mudanças.
Gratuito e aberto ao público, o evento é dividido em oito espaços temáticos, que você pode conhecer mais aqui. (embed link para área do site)
Palestras, workshops e vivências são realizadas para trazer em pauta temas relevantes, como cultivos agroecológicos e regenerativos, modelos de negócio para o compartilhamento e a circularidade, certificações de materiais, técnicas para escalar o upcycling, reciclagem têxtil, biodesign, práticas de transparência, diversidade, ativismo e comércio justo.

As atividades para empreendedores, rodadas de negócios e mentorias, e o programa de incentivo à exportação, estimulam colaborações e oportunidades prósperas. O evento recebe inscrições para o mercado de marcas e os desfiles por meio de um edital, e as empresas são escolhidas por uma equipe convidada de curadores, de acordo com critérios de análise especialmente pensados. O evento tem foco no setor de moda, mas entende que para mudanças sistêmicas acontecerem, todos os setores devem integrar o debate.

Programe-se e faça parte do Brasil Eco Fashion Week!

“Palestras, workshops e vivências são realizadas para trazer em pauta temas relevantes, como cultivos orgânicos, certificações de materiais, técnicas de upcycling, reciclagem, modelos de negócio para o compartilhamento e a circularidade, práticas de transparência, diversidade, ativismo, inclusão e comércio justo.”

Moda sustentável, consciente, ecológica, ética, slow. Os termos são importantes para comunicarmos o novo momento da moda e identificarmos linhas de ação. Mas para além das definições, as responsabilidades pedem união de forças, e atuação em rede.

A moda é um sistema complexo, e seus impactos, assim como suas tendências, influenciam o mundo todo: 10% das emissões globais de gases estufa são atribuídos a esse setor, um quarto dos produtos químicos produzidos anualmente são usados na produção de tecidos, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são geradas por ano e 20% da contaminação hídrica é associada à produção de moda.

A reação da sociedade diante desse cenário já está acontecendo, e para gerarmos soluções em grande escala, as ações devem transbordar o segmento da moda sustentável e envolver novos protagonistas, dentro e fora do setor. A eco-revolução que desejamos será sistêmica e intersetorial.

“A moda é um sistema complexo, e seus impactos, assim como suas tendências, influenciam o mundo todo!”

O Brasil representa a maior cadeia produtiva de moda completa do Ocidente, e abriga desde o cultivo da fibra no campo, até a reciclagem do produto. Nosso país tem um grande potencial para inspirar modelos criativos e parcerias ao longo desse caminho, e temos como missão estimular esse processo.

Desejamos cocriar uma moda que respeite os valores socioambientais e culturais, estimule o manejo sustentável dos biomas do Brasil e lute pela floresta em pé. Que promova novas interpretações para a riqueza, e o acesso para além da posse. E por fim – ou seria o início? – sonhamos com uma moda onde o senso de coletivo ultrapasse as limitações do ego, e o ser, venha antes do ter.

Programe-se e faça parte do Brasil Eco Fashion Week!

O BEFW 2019 em números

Estrutura

mil pessoas em 3 dias

cidades presentes

países presentes

palestras, talks e rodas de conversa

palestrantes, mediadores e facilitadores

oficinas e workshops

marcas no Mercado Eco e Espaço Beleza

desfiles

expositores no espaço Amazônia

fornecedores da indústria e iniciativas sustentáveis no espaço Fornecer

Publicações na mídia

119 publicações em revistas, sites, mídias

portais de notícias nacionais

revistas

canais de Youtube

representantes de imprensa e influencers

Quem faz acontecer

patrocinadores e apoiadores

parceiros e apoiadores institucionais

empresas realizadoras