5 iniciativas de sustentabilidade da Lojas Renner para ficar de olho 👀

Publicado em 18 de dezembro de 2024

Quando o assunto é sustentabilidade entre as grandes varejistas de moda, a Lojas Renner está entregando tudo em termos de projetos inovadores e resultados positivos. 

Com oito em cada dez roupas produzidas atualmente com atributos sustentáveis, a organização é Patrocinadora Master do Brasil Eco Fashion Week desde 2018, e está crescendo como eco-referência, não só no Brasil, como lá fora! Seu relatório anual de impacto reflete essa caminhada: a edição de 2023 reúne 190 páginas com informações e cases inspiradores, alinhados à sua estratégia “ESG 2030”.

O plano traça metas dentro de três pilares: “Relações Humanas e Diversas”, “Soluções Climáticas, Circulares e Regenerativas” e “Conexões que Amplificam” (na cadeia de fornecimento).

Dentre estes pilares, destacamos uma seleção de iniciativas que o BEFW curte e acompanha – e que valem a pena você ficar de olho!

O estande da Lojas Renner no 8º Brasil Eco Fashion Week apresentou as boas práticas socioambientais da empresa, com o auxílio de uma equipe capacitada, peças gráficas e um telão digital. Foto: Agência Fotosite.

 

  1. Foco total em matérias-primas do bem 🌱

A meta é clara: até 2030, todas as matérias-primas têxteis usadas pela marca terão atributos circulares e regenerativos. Sendo elas preferencialmente recicladas e sem combustíveis fósseis.O trabalho em andamento, amplia a qualidade de vida de famílias rurais e a saúde do solo brasileiro.

No Ceará e Paraíba, o projeto de cultivo de algodão agroecológico, ativo desde 2008, já beneficiou 331 famílias e gerou dezenas de toneladas do material, utilizado nas peças com o Selo Re – Moda ResponsávelEm 2023, começou no cerrado do Mato Grosso o projeto Florestas de Algodão, em parceria com a startup FarFarm.

A iniciativa pioneira confirmou a viabilidade do plantio de algodão em regime agroflorestal – onde produção agrícola e árvores nativas, são integradas!

Área de implantação do algodão em sistema agroflorestal, em fazendo no Mato Grosso.


Além disso, a parceria produtiva entre a Youcom e a Plataforma Circular Cotton Move, lançou coleções-cápsula de peças jeans feitas com resíduos têxteis reciclados, tanto de retalhos de tecido dos processos de confecção (
pré-consumo), como  de roupas em desuso, doadas pelos clientes nas lojas (pós-consumo).

  1. Guia de Moda Circular destinado ao time de produto🔄

Levar conceitos-chave e dicas para a adoção da circularidade, na fase de desenho dos produtos da companhia: esse é o objetivo do Guia de Moda CircularDesenvolvido especialmente para o time de design de produto, o material apresenta opções de materiais e processos com menor impacto, e estratégias de design para a redução de resíduos, upcycling, durabilidade, adaptabilidade e reciclabilidade. 

Segundo a Ellen MacArthur Foundation, 80% do impacto ambiental de um produto é definido na fase de design. Assim, pensar de forma sistêmica, é o caminho!

O estande da Renner no 8º Brasil Eco Fashion Week apresentou um caça-palavras da Sustentabilidade digital, para dinamizar o tema junto ao público visitante.

 

  1. Revenda e desfile no BEFW com peças de segunda mão 

Desde 2021, a Lojas Renner vem apostando no Repassa, uma plataforma para revenda de roupas usadas. A ideia é prolongar a vida útil das peças, ajudar causas sociais e ainda gerar uma graninha para quem disponibiliza suas peças.No BEFW 2023, o Repassa fez bonito em um desfile com curadoria no conceito de “brasilidades”, provando que roupa de segunda mão pode, sim, ser fashion e cheia de história.

  1. Letramento e conscientização sobre diversidade e inclusão.

Sensibilização dentro de casa importa, e muito!  Ao longo de 2023, a Lojas Renner realizou quatro eventos presenciais com transmissão online, que estimularam discussões sobre diversidade e inclusão, e impactaram 7 mil colaboradores.
Foram eles:

  • Afrofuturismo: com debates sobre narrativas que vão além dos estereótipos raciais.
  • Orgulho além do discurso: reflexões sobre inclusão LGBTQIA+ durante o mês do orgulho.
  • Além das barreiras: bate-papo com atleta paralímpico para quebrar estigmas e inspirar mudanças.
  • Síndrome da Impostora: estratégias para fortalecer a autovalorização e aceitação pessoal.

Além disso, a empresa promoveu treinamentos internos sobre temas como neurodiversidade, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), e combate à gordofobia. 

Ah, também o primeiro censo de diversidade e inclusão, que coletou informações sobre os colaboradores para guiar ações afirmativas na organização, e foi um marco!

As categorias mapeadas foram: Gênero, Mulheres em Cargos de Liderança, Diversidade Racial, Pessoas Negras em Cargos de Liderança, Identificação com LGBTI+ na Liderança, Identificação como LGBTI+, pessoa Trans, Travesti e Não binarie.

Roda de conversa sobre Afrofuturismo, realizada para colaboradores da companhia em 2023.

 

  1. Inovações que merecem o destaque: 
  • Lingerie adaptada para pessoas com deficiência e linha para pessoas trans.
  • Coleções 100% digitais, com menos matéria-prima virgem e resíduos.
  • Zíper sem níquel em larga escala.
  • A primeira loja com arquitetura circular no varejo brasileiro.

Seguimos acompanhando a jornada de moda responsável da Lojas Renner! Em sintonia com o Brasil Eco Fashion Week, vamos tods influenciar a transição sustentável que o planeta precisa. 💚

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