A plataforma de moda Brasil Eco Fashion, promotora do BEFW, vai realizar conferência em Belém, no Pará, em 10 de agosto de 2023. O evento acontecerá na sequência da Cúpula da Amazônia e deve receber marcas e projetos que permeiam a região Norte do país. A Conferência “Conectando Brasilidades”, faz parte da abertura oficial da semana de moda BEFW que será realizada em dezembro, em São Paulo.
Confira abaixo a programação:

10/08 – Quinta-Feira

13h - Moda, Sustentabilidade e a COP30 no Brasil

Mayrá Casttro – Designer de conexões e parcerias, fundadora do Invest Amazônia

Nascida em Belém do Pará, Mayrá Casttro é advogada, designer de conexões e parcerias, e mestre em Direito Internacional e Europeu pela Universidade de Genebra, na Suíça. Fundadora da InvestAmazonia, empresa de design de projetos e parcerias, Mayra, morou 6 anos na Europa, em Genebra e Paris e tem 15 anos de experiência em desenvolvimento de parcerias e design de projetos, tradução cultural e construção de equipes. Também já fez projetos e palestras na Índia, Japão, Suíça, Áustria e, no Brasil, foi diretora do Consulado Científico do governo Suíço em São Paulo, responsável por estabelecer a organização governamental na cidade e criar pontes entre Brasil e Suíça, com inúmeras entregas entre projetos, parcerias internacionais, eventos e missões de negócios. Mayra também é Conselheira Emérita da Capitalismo Consciente, conselheira consultiva, TEDx Speaker, Embaixadora do Seedstars World no Brasil, e júri de competições startups, tais como Aurora Tech Award, Latam Innovation Awards e Mulheres Inovadoras da Finep.

Mediação: Marina Kalif – Consultora e Coolhunter com foco na amazônia

Coolhunter com foco na Amazônia. Seu trabalho consiste em identificar tendências de comportamento, moda e design e conduzir  marcas na elaboração de  produtos que possuam uma estética amazônica glocal e uso correto dos códigos culturais e estéticos da região de forma responsável. Sua missão é ajudar empreendedores da economia criativa a desenvolverem projetos made in Amazônia que sejam competitivos no mercado global. Marina formada e pós-graduada em moda, se especializou em Imagem de Moda e estilo pelo Istituto Mrangoni de Milão e Moda responsável pelo Istituto Marangoni de Londres, mas foi durante seu mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura que que ela teve um encontro com seu próprio lugar e compreendeu que para que a região amazônica conquistasse cada vez mais um protagonismo no mercado era necessário fazer bom uso da estética do lugar através do desenvolvimento de produtos que apresentem a região ao mundo e se comuniquem esteticamente com as tendências de mercado globais.

14h - Conectando Brasilidades

Clarisse Chagas – Gestora do SENAI Moda do Pará

Gestora do SENAI Moda do Pará, é doutora em Design (UERJ), mestre em artes (UFPA) e bacharel em Design Industrial (uepa). Em seus projetos desenvolve pesquisas sobre Arranjo Produtivo Local (APL) na área de moda & design. Atuou por 7 anos como curadora de produtos de moda no Programa Polo Joalheiro, foi vencedora do concurso de design IDEA Brasil com o projeto Bolsas Sustentáveis – estudo de caso Tetra Pak e finalista na edição de Nova Iorque do mesmo concurso.

Celeste Heitmann – Gerente da Diretoria de Indústria, Comércio e Serviço(DDICS),  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia(SEDEME) e Espaço São José Liberto(Polo Joalheiro).

Portuguesa e alma paraense e minha trajetória profissional e a riqueza do acervo de joias, acessórios de moda e pinturas. São quatro décadas de criação, iniciadas entre telas e pinceis. Das artes plásticas para a moda e o design de joias, sempre fui movida à paixão amazônica e lusitana. A inspiração vai da memória afetiva dos azulejos portugueses até a magia identificada no cenário da Amazônia. Minha produção artesanal, identifica a sustentabilidade, com peças confeccionadas com cortiça, coador de café reaproveitado e peles de peixe, em bolsas e joias que ganham charme e um conceito especial. Em 2015 surgiu o convite para participar do “Desafio Brasilleria Eu Amo Arte Melitta” na Faculdade de Belas Artes em São Paulo, repassando meus conhecimentos no coador de café de papel. As bolsas são meu carro chefe do portfolio, atraindo com aceitação imediata, atraindo olhares em outros estados e países. Elas têm sido mostradas em novelas globais e revistas especializadas, como a Vogue Brasil. O trabalho em coador de café reciclado também ganhou o reconhecimento do Ministérios da Cultura- Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Outro processo de transformação de produtos usados em novos materiais denominado Upcycling criei também a coleção “memórias Afetivas”, já exposta em Portugal. Joias em prata, gemas, diamantes e fragmentos de louça portuguesa com mais de 90 anos, herança de meu pai. Com reconhecimento de minha carreira já recebi as homenagens: Troféu Mulher Padrão- escritora,Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, Medalha Alumini Diamante, e Talento Cultura.

 

Igor Normando – Secretário da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) e Representante do Territórios pela Paz(TerPaz)

Secretário de Cidadania do Pará, ativista da causa animal e deputado estadual reeleito.

 

Alessandra Amaral – Secretária Adjunta da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) e Representante do Territórios pela Paz(TerPaz)

Igo Silva Sousa – Gerente Agência Metropolitana do SEBRAE PA

Mediação: Rafael Morais – Idealizador e Diretor Executivo plataforma Brasil Eco Fashion (BEF)

Empreendedor, Diretor Executivo do Brasil Eco Fashion Week e idealizador da semana de moda sustentável brasileira; realiza o evento BEFW a 6 anos e promove projetos no segmento de moda, inovação e sustentabilidade em mercados nacionais e internacionais. Graduado em Relações Públicas(PUC-2004), Especialização em Cinema(PUC-2006), e MBI Confecção Indústria 4.0 — Master In Business Innovation, pelo SENAI CETIQT(2019). Atuou no mercado publicitário e de cinema entre 2003 e 2013; e desde então é empresário de eventos de moda com foco em consumo consciente através da Plataforma Brasil Eco Fashion.

15h - Moda da região amazônica nas passarelas do BEFW

We’e’ena Tikuna – Idealizadora da marca We’e’na Tikuna Arte Indigena I Manaus I AM

Weena Tikuna é uma artista indígena brasileira do Estado do Amazonas que fez história, em 2019, ao tornar-se a primeira indígena a protagonizar um desfile de Moda no Brasil Eco Fashion Week, onde lançou as coleções Éware e No´e.
Todas as suas criações representam os tikuna, nome do povo e da língua dos ameríndios que habitam a zona fronteiriça entre o Brasil, a Colômbia e o Peru.

 

Ludimila Heringer – Idealizadora da marca Ludimila Heringer I Belém I PA

56 anos, estilista, fundadora e diretora criativa da marca Ludimila Heringer, graduada em Odontologia, bacharel em Direito, acadêmica de Moda, artesã, tintureira.

 

Maria Zeferina – Idealizadora da marca Demodê I São Luis I MA

Defensora do ECOdesign e da alimentação vegetal como ferramenta política e de preservação, mentora em desenvolvimento de projetos sustentáveis, bacharel em design de moda e criadora da DEMODÊ.

 

Mediação: Felicia Assmar Maia – Coordenadora de Moda UNAMA (Universidade de moda da Amazônia) e Coordenadora do Amazônia Fashion Week(AFW)

Felicia Assmar Maia, coordenadora e professora do Curso de Bacharelado em Moda Universidade da Amazônia — UNAMA, doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura pela UNAMA, Mestra em Artes pela Universidade Federal do Pará, e Especialista em Cultura de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, e coordenadora do Amazônia Fashion Week

16h - Mostra de Moda BEFW e Exibição do painel trajetória Sioduhi
17h - Desafios de inovar e empreender no Norte brasileiro

Francisco Samonek – CEO da Seringô I Castanhal I PA

Paranaense de nascimento e Amazônida de coração. Empreendedor Social há 40 anos na Amazônia. Professor e pesquisador. Graduado em Letras, Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais e Doutor em Gestão de Projetos Sociais. Desenvolve e reaplica Tecnologias Sociais da cadeia produtiva da borracha extrativa de seringais nativos. CEO da SERINGÔ, uma marca, cujos produtos são fabricados a partir do látex nativo, tem sua origem na bioeconomia amazônica, são sustentáveis e de fontes renováveis (artesanatos, biojoias, utilidades domésticas e calçados). Sua fabricação ocorre em unidades produtivas familiares, envolvendo homens e mulheres, gerando renda e qualidade de vida e protegendo a floresta, de onde retiram o seu sustento.

 

Tainah Fagundes – Idealizadora da marca Datribu I Belém I PA

Tainah Fagundes, 40 anos, formada em Comunicação, e especialização em MKT. É empreendedora social há 12 anos, à frente da Da Tribu, empreendimento social de moda da Amazônia, de Belém/PA, cuja produção se baseia nos princípios da sustentabilidade, com foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos da floresta. Produzem joias, e biomateriais como fios e tecidos emborrachados para o mercado B2B a partir da Borracha Amazônica, colaborando para o fortalecimento da sociobiodiversidade por meio de parcerias com famílias de comunidades ribeirinhas. A sustentabilidade, a floresta em pé, o comércio justo e transparência no seu processo produtivo são os compromissos maiores do empreendimento. Acelerada atualmente pelo Programa Investe Favela.

 

Robson Torres – Gerente Industrial da Castanhal

Robson Torres é Engenheiro Industrial Têxtil. Experiência de 20 anos em área industrial, Green Belt, carreira técnica e gerencial, melhorando processos, treinando colaboradores e gerindo indicadores.

Mediação: Paula Carramaschi Gabriel – Idealizadora da Benevolência Consultoria

Fundadora da Benevolência Consultoria. É ativista, atualmente consultora independente em diversas organizações nacionais e internacionais, é apaixonada por atuação em rede e de forma colaborativa e compartilhada. Formada em Relações Internacionais, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Liderança Estratégica para Sustentabilidade, na Suécia. Foi a primeira brasileira a representar o país como Community Champion da Rede Global Shapers, conectada ao Fórum Econômico Mundial, membro da United People Global (UPG), aluna e colaboradora da Escola de Ativismo, voluntária do CISV Brasil e colaborou como Conselheira de jovens do movimento Fridays for Future Brasil. Trabalhou mais de 8 anos na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), onde se especializou no tema de Cidades Sustentáveis e em março de 2021 iniciou uma nova jornada como consultora. Engajada desde criança, acredita na força do voluntariado para mudar o mundo e que as transformações e inspirações sempre surgem das comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, negras e periféricas deste país. Um mundo ideal para Paula é um mundo que é justo, diverso, pacífico e harmônico com a natureza, para todas, todos e todes – sem deixar ninguém para trás.

18h - HUBs Criativos de Moda e Design

Marysol Goes – Consultora de Inovação em Bioeconomia Amazônica na Fundação Amazônia Sustentável(FAS) – Hub de Bioeconomia Amazônica, rede secretariada pea FAS e vinculada à Green Economy Coalition

Consultora especialista em fomentar ecossistemas de inovação na Amazônia há 4 anos. Facilitadora global da rede Hub de Bioeconomia Amazônica, coalizão vinculada à Green Economy Coalition (GEC) e secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em Manaus, secretária executiva da Rede Ikamiabas – Rede de Mulheres Protetoras e Defensoras das Águas e Florestas do Norte e Nordeste​. Mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela PUC-SP e bacharel em Relações Internacionais pela PUCSP e Universidade de Coimbra. Fundadora da Oka., consultoria estratégica em programas de economia verde, novas economias e inovação socioambiental.

Isabela Canto – Coidealizadora do HEVEA – HUB de bioeconomia da Amazônia

Pesquisadora de soluções inovadoras e regenerativas na amazônia. fundadora do CANTO, espaço dinâmico em belém, e da HEVEA, hub criativo de moda e design amazônico. possui formações em direito, copywriting, pesquisa de tendências e gestão de projetos.

 

Naisha Cardoso – Idealizadora da marca Naisha Cardoso Atelier e CoIdealizadora do HEVEA Hub

Joalheira, designer e ourives. Co-fundadora da Hevea, hub de criativos da Amazônia brasileira. Consultora de alto design amazônico, através da sua marca de joias de Atelier abriu um guarda-chuva para colabs e produtos com o argumento Amazônia.

Mediação: Rafael Morais – Idealizador e Diretor Executivo plataforma Brasil Eco Fashion (BEF)

Empreendedor, Diretor Executivo do Brasil Eco Fashion Week e idealizador da semana de moda sustentável brasileira; realiza o evento BEFW a 6 anos e promove projetos no segmento de moda, inovação e sustentabilidade em mercados nacionais e internacionais. Graduado em Relações Públicas(PUC-2004), Especialização em Cinema(PUC-2006), e MBI Confecção Indústria 4.0 — Master In Business Innovation, pelo SENAI CETIQT(2019). Atuou no mercado publicitário e de cinema entre 2003 e 2013; e desde então é empresário de eventos de moda com foco em consumo consciente através da Plataforma Brasil Eco Fashion.

19h - Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável

Gabriela Santos – Coordenadora de aceleração do IDESAM(Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia)

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, atua há 2 anos com análise e desenvolvimento de negócios de impacto, gestão de portfólio e relacionamento institucional na AMAZ — a maior aceleradora de impacto da região norte do Brasil. Com experiência no mercado de venture capital, busca viabilizar o caminho para uma economia sustentável e equitativa através da inovação.

Raphael Medeiros – Diretor Executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Comércio Exterior e com MBA em Administração e Marketing pela PUC-RJ. Construiu boa parte da sua experiência profissional em grandes empresas no eixo Rio-São Paulo com gestão de projetos nacionais e internacionais em empresas nacionais e internacionais de grande porte. Em 2015 retornou à Belém para apoiar a criação do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, uma instituição que atua na promoção e articulação de negócios sustentáveis com foco na floresta, biodiversidade, serviços ambientais e uso sustentável do solo na Amazônia. Ao longo dos últimos 7 anos, como Diretor executivo do Centro, ajudou a desenvolver centenas de negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira tendo os jovens locais como protagonistas.
Raphael Medeiros ainda atua como Consul Honorário do Reino Unido no Estado do Pará, investidor anjo e empreendedor.

 

Jaqueline Almeida – Gestora de projetos e secretária-executiva do Instituto Bem da Amazônia e da Plataforma Amazônia Vox

Jornalista profissional, mestre em Desenvolvimento. Já atuou como repórter nos jornais O Liberal, Folha de São Paulo, Agência Reuters e Revista Marie Claire. Nos últimos anos se dedicou a projetos sociais, com passagens pelas Nações Unidas e outras organizações nacionais e internacionais. Atualmente vive em Belém, onde ocupa o posto de gestora de projetos e secretária executiva do Instituto Bem da Amazônia.

Mediação: Caio Fanha – Coordenador do CESUPA

Há mais de uma década desenvolvendo Hackathons, já atuou como mentor no World Creativity Day, Startup Weekend e no Nasa Space Apps, Hackathon da Nasa, considerado o maior Hackathon do mundo. Mais de 1.100 horas de experiência, tendo impactado mais de 1000 pessoas.

Graduação em Administração: Marketing pelo Cesupa; Pós-graduação em Gestão em Marketing pela ESPM-SP; Mestrado Profissional com duplo diploma em Ciência da Gestão e Gestão Internacional pela Université Catholique de Louvain, Bélgica e University of Sydney, Austrália (Top 3/Ranking Financial Times);

Sócio Proprietário da Hack Experience, Startup de Soluções em Inovação e Hackathons, e Coordenador do International Office, Redes de Cooperação e Área de Inovação do CESUPA.

Patrocínio Master

Patrocínio

Copatrocínio

Apoio