curadoria
Critérios de curadoria
As marcas participantes dos Desfiles e Mercado Eco do evento são selecionadas por uma equipe de curadoria convidada, composta por até oito profissionais conectados ao mercado da moda sustentável e inovadora.
As marcas são analisadas pelos curadores, tendo como base os seguintes critérios:
Realização de práticas que: reduzem ou eliminam a geração de resíduos sólidos; eliminam o uso de componentes químicos tóxicos ou potencialmente contaminantes; reduzam o índice de emissões atmosféricas; reduzem o uso de água e/ou energia.
Prática de Modelos de Negócio inovadores;
Estratégias gerais voltadas para o escopo da Economia Circular;
Articulação com projetos, cooperativas ou grupos sociais, com foco em geração de renda e redução de desigualdades;
Articulação com projetos/compromissos que busquem maior diversidade, inclusividade e representatividade de raças e culturas, no mercado e indústria da moda;
Execução de Design;
Uso de novas tecnologias para a sustentabilidade;
Comunicação clara, educativa e transparente em relação às práticas da marca;
Certificações de materiais e cadeia produtiva;
Tempo de mercado e apresentação de metas futuras;
Variedade no perfil das marcas escolhidas.