A moda sustentável está em ascensão, e o Brasil Eco Fashion está na vanguarda do movimento. Com sete anos de experiência na realização da Brasil Eco Fashion Week, a plataforma participou da seleção de soluções e materiais para a exposição “Brazil: Creating Fashion For Tomorrow” que acontecerá na Embaixada do Brasil em Londres. O evento realizado de 15 a 19 de setembro de 2023 é parte da London Fashion Week e destaca não apenas a criatividade de 15 estilistas brasileiros radicados no Reino Unido, mas também a importância da sustentabilidade na moda.
Organizada por Camila Villas, Lilian Pacce e Marília Biasi e cenografia desenvolvida por Pier Balestrieri e Sérgio Fuentes, a exposição teve colaboração do Brasil Eco Fashion, Instituto Febre e o Centro de Circularidade Têxtil, centro de pesquisa do Royal College of Art, em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), para apresentar estudos e soluções pioneiras para o futuro da moda, com informações discussões aprofundadas realizadas em painéis no dia 18 de setembro.
A Colaboração
Rafael Morais, diretor executivo da Brasil Eco Fashion, e a pesquisadora Eloisa Artuso, do Instituto Febre, além de contribuírem para a seleção de materiais e inovações da exposição estão envolvidos em dois importantes painéis sobre moda e sustentabilidade. Eloísa participará do painel “Transição para uma Economia Circular Moda-Têxteis: O papel dos consumidores e implicações sociais”, onde serão discutidas estratégias para promover uma mudança sistêmica na indústria da moda. Outro painel importante é “Colaboração, design e artesanato: será que os nossos guarda-roupas podem refletir a justiça climática e de gênero na moda?”, que enfatiza a valorização da produção feita por mulheres em harmonia com a cultura e a natureza local.
Destaque para novos materiais
A exposição apresentará soluções inovadoras para a cadeia têxtil, incluindo tingimentos sem impacto ambiental com pigmentos microbianos e couros produzidos a partir de plantas. Uma abordagem de economia circular será evidenciada com acessórios feitos com pele de peixes, antes considerados resíduos da indústria alimentícia, que agora se transformam em insumos de alta qualidade. Entre as novas tecnologias têxteis, destaca-se a impressão de código binário em fios, desenvolvida pela R-Inove, para rastreabilidade ao longo do ciclo de vida dos produtos.
Presença de empresas internacionais de moda
A exposição não se limita a celebrar as realizações sustentáveis dos brasileiros no Reino Unido; ela também receberá empresas internacionais que operam no Brasil em Arranjos Produtivos Locais (APL). Um exemplo notável é a inglesa Bottletop, que produz bolsas e acessórios sustentáveis com crochê e lacre de latas de alumínio na Bahia. A marca francesa Vert Shoes também estará presente, destacando sua produção de calçados sustentáveis com materiais como algodão orgânico no Nordeste e borracha da Amazônia.
Valorizando a sustentabilidade e a inclusão
O Brasil Eco Fashion reforça a importância de encontrar soluções que abrangem desde a redução, reutilização e reciclagem, até o pagamento justo na cadeia produtiva da moda. Além disso, a plataforma destaca a necessidade de descobrir novos materiais e promover a transparência nas empresas do setor. O compromisso da Brasil Eco Fashion com a moda sustentável é evidente, por isso a importância de contribuir com essa ação internacional.
Detalhes do Evento
- Data: De 15 a 19 de setembro de 2023
- Horário: Das 10:30h às 17h30
- Local: Embaixada do Brasil em Londres, 14-16 Cockspur Street, SW1Y 5B.
A 7ª edição da BEFW será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro em São Paulo, capital. Para mais informações, visite o site oficial da plataforma em www.brasilecofashion.com.br. As contribuições da plataforma Brasil Eco Fashion no evento internacional são um testemunho do compromisso com a sustentabilidade social, econômica e ambiental na indústria da moda.
0 comentários