A marca Sioduhi Studio, foi fundada em 2020, no ápice da pandemia, pelo Sioduhi Piratapuya do Alto Rio Negro, Amazonas. Têm como referência o futurismo indígena e amazônico e vem estabelecendo uma nova conexão a valores e territorialidades ancestrais – que refletem o tempo-espaço, o passado, o presente e o futuro, simultaneamente.
A coleção Amõ Numiã – Ontem, Hoje e Amanhã representa as transformações feitas pelas Amõ Numiã, as primeiras mulheres, filhas do Ʉmʉkoho Mahsʉ (Criador do Universo).
Na transmissão oral dos povos indígenas do Alto Rio Negro, as mulheres que dominaram miriã pʉ (flautas de jurupari), fundaram um matriarcado e lideraram o manejo do território e do universo por um período na história primordial.
Neste projeto, o fundador e criativo Sioduhi soma com as tecnologias manuais milenares das mulheres do Alto Rio Negro + de Manaus/AM e Ilha de Cotijuba/PA, cocriando um momento de celebração à mulheridade e memória das “Amõ Numiã” que representam o passado, presente e o futuro.
Na coleção são aplicadas várias técnicas como manipulação têxtil, tingimento natural e artesanal com tecnologia ManioColor® (envolve a extração de corantes da mandioca), técnicas de tranças e tear com fibra de tucum e tecido de algodão emborrachado de seringa da @datribu.
“Falar de sustentabilidade é uma forma de pensamento e modelo dedicado, que vai para além da moda”. (Sioduhi Piratapuya)
0 comentários