07/12 – Quinta-feira

Para participar, veja a descrição do diálogo!

11h30 - Abertura: Ecoinovação, Fomento e Desenvolvimento sustentável


Ana Sudano – Diretora Criativa BEFW
Ana Sudano é idealizadora e diretora criativa da Plataforma de Moda Brasil Eco Fashion, realizadora da Brasil Eco Fashion Week, Semana de Moda Sustentável que, desde 2017, promove boas práticas de sustentabilidade no mercado e na indústria da moda. Estilista e empreendedora, é docente no Senac SP, consultora em gestão criativa e de processos produtivos inovadores para moda.

 


Kamila Merle – Gestora Nacional de Moda – Sebrae

 


Carina Beje – Diretora na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo
Fundadora e Diretora Executiva do Instituto de Integração de Relações Internacionais (IntegRI) – responsável pelo desenvolvimento de projetos e eventos ligados à Relações Internacionais, são eles: FERISP – Fórum Estadual de Relações Internacionais de São Paulo; FONAPA – Fórum Nacional de Paradiplomacia; ERIRio – Encontro de Relações Internacionais do Rio de Janeiro. 
Com experiência no Terceiro Setor de 6 anos. 
Nomeada Servidora Pública em 2019 na Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho (SMDET), responsável por colaborar com projetos voltados para o Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030.
Atualmente é responsável pela Divisão de Desenvolvimento Territorial, Setorial e Inclusão Produtiva​ que realiza a gestão dos Núcleos: Vocações Econômicas​; Desenvolvimento Territorial, Sustentável e Assuntos Internacionais; Fomento ao Artesanato; e Fomento ao Cooperativismo​.

 

 

Participe

12h45 - Empreendedorismo e Moda Amazônica


Naisha Cardoso – Fundadora da Naisha Cardoso Atelier
Naisha é joalheira, designer e ourives. Co-fundadora da Hevea, hub de criativos da Amazônia brasileira. Consultora de alto design amazônico, através da sua marca de joias de Atelier abriu um guarda-chuva para colabs e produtos com o argumento Amazônia.
Joalheira e diretora criativa da marca de joias slow design Naisha Cardoso, membro Norte da ABEST (associação brasileira de estilistas) e do grupo Fashion Label Brazil. Idealizadora e co-fundadora da Hévea, projeto selecionado em 2021 pelo  SPFW Regenera. Vive e cria a Amazônia contemporânea, onde do mais local se chega ao universal. Crê no fazer com as mãos pois mãos são chão.


Sioduhi Piratapuya – Fundador da Sioduhi Studio
Sioduhi. Nascido em 1995, indígena do Povo Piratapuya do TI Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Fundador e diretor criativo da Sioduhi Studio. Aluno do MBA em Negócios e Estética da Moda pela ECA USP, MBA em Gerenciamento de Projetos e Bacharel em Administração. Pesquisador da Tecnologia ManioColor (Corante têxtil à base de casca de Mandioca). Personalidade Fashion Futures 2023, Vencedor do Prêmio Ecoar e finalista do Prêmio ID BR.


Tainah Fagunde – Fundadora da DaTribu
Tainah Fagundes, 40 anos, formada em Comunicação, e especialização em MKT. É empreendedora social há 12 anos, à frente da Da Tribu, empreendimento social de moda da Amazônia, de Belém/PA, cuja produção se baseia nos princípios da sustentabilidade, com foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos da floresta. Produzem joias, e biomateriais como fios e tecidos emborrachados para o mercado B2B a partir da Borracha Amazônica, colaborando para o fortalecimento da sociobiodiversidade por meio de parcerias com famílias de comunidades ribeirinhas.  A sustentabilidade, a floresta em pé, o comércio justo e transparência no seu processo produtivo são os compromissos maiores do empreendimento. Acelerada atualmente pelo Programa Investe Favela.

 


Francisco Samonek – Fundador da Seringô
Paranaense de nascimento e Amazônida de coração. Empreendedor Social há 40 anos na Amazônia. Professor e pesquisador. Graduado em Letras, Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais e Doutor em Gestão de Projetos Sociais. Desenvolve e reaplica Tecnologias Sociais da cadeia produtiva da borracha extrativa de seringais nativos. CEO da SERINGÔ, uma marca, cujos produtos são fabricados a partir do látex nativo, tem sua origem na bioeconomia amazônica, são sustentáveis e de fontes renováveis (artesanatos, biojoias, utilidades domésticas e calçados). Sua fabricação ocorre em unidades produtivas familiares, envolvendo homens e mulheres, gerando renda e qualidade de vida e protegendo a floresta, de onde retiram o seu sustento.

 

Participe

13h50 - ESG e a Agenda 2030


Thays Rosini – Gerente de Sustentabilidade Lojas Renner
Bióloga com especialização em Gestão Ambiental e MBA em Gestão de Negócios e Marketing.
Com mais de 17 anos de experiência em diversos setores como: consultorias, construção civil, varejo alimentar, indústria de alimentos e varejo de moda. Atualmente gerente de sustentabilidade da Lojas Renner S.A.

 


Maria Eduarda Camargo – COO, CFO e co-fundadora da Pantys
Maria Eduarda Camargo é COO, CFO e co-fundadora da Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes da América Latina e única clinicamente testada no mundo. Paulistana e formada em Administração pelo Insper, foi listada na Forbes Under 30 como uma das mais brilhantes profissionais do mercado. Fascinada por iniciativas de design de moda, sustentabilidade e empoderamento feminino, se dedicou a moldar o design da Pantys com produtos feitos no Brasil, projetados por mulheres brasileiras, para mulheres brasileiras. Com experiência familiar na produção e distribuição de lingerie brasileira, a empresária também possui expertise em finanças e comércio.

 


Jo Souza – Coordenadora da Graduação de Negócios da Moda da Belas Artes
Jô Souza é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e atua como consultora de moda, imagem e beleza desde 2004. Com uma vasta experiência acadêmica e profissional, Jô Souza foi pioneira na criação de programas de pós-graduação na área de Consultoria de Imagem e Beleza no Brasil, além de atuar como palestrante, mentora e consultora nas áreas de moda, beleza, criatividade, novos negócios, direção criativa, imagem e cultura. Proprietária da Galeria do conhecimento e autora do livro: “Gramática da Consultoria de Imagem” pela editora Estação da Letras, dez. 2023.

Participe

15h40 - Lançamento do Guia do Guarda Roupa Sustentável por Cora Design e Positiv.a


Marcella Zambardino – Diretora de Impacto e cofundadora da Positiv.a
Marcella sempre se preocupou com questões sociais e ambientais. Após passar por situações desconfortáveis com produtos de limpeza tradicionais e começar a fazer uso de produtos naturais, em 2016, ela co-fundou a positiv.a, empresa de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos que tem como objetivo cuidar da casa, do corpo e, consequentemente, da natureza. Certificada pelo Selo B desde 2017, a empresa já reciclou mais de 54 toneladas de plástico e gerou mais de R$2,3M de renda para pequenos produtores. Além de ser reconhecida como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil. Com o trabalho desenvolvido na positiv.a, Cella, como prefere ser chamada, já foi convidada para fazer parte da Liga das Mulheres pelo Oceano, movimento em rede que busca potencializar ações e ideias pela proteção dos oceanos sob a ótica feminina. Atualmente, também é conselheira consultiva na Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos.


Laura Madalosso – Cofundadora da Cora Design
Laura escolheu a moda como lugar para ser uma agente de mudanças e há mais de 15 anos trilha essa caminhada. Traz em cada conversa toda a experiência adquirida em anos junto à maior varejista brasileira e, tempos depois, como sócia de uma marca de calçados veganos pioneira em transformação. Com formação em publicidade e propaganda, design estratégico, moda e sustentabilidade, é uma profissional facilitadora, que compartilha inteligência para capacitar outras pessoas na jornada de negócios regenerativos. É multiplicadora B, conselheira consultiva do Colabora Moda Sustentável, e cofundadora da Cora Design, consultoria que já apoiou diversos negócios, de diversos portes, em suas transições para sustentabilidade – entre eles Alme, Lojas Renner, Herself, Iguatemi e Reserva. 

Participe

16h50 - Conexões que amplificam: a influência da qualificação para uma moda mais sustentável


Kamila Garantizado – Especialista de Sustentabilidade Lojas Renner
Mãe, amazônida, Especialista em Sustentabilidade para grandes negócios, graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. Tem atuação voltada para qualificação e desenvolvimento de cadeias produtivas e seus fornecedores aplicado a múltiplos setores, com foco em sustentabilidade corporativa e práticas de impacto positivo.

 

Participe

18h40 - Cuidado, Beleza e Bem Estar: PALMA e o empreendedorismo feminino com causa


Giovanna Nader – influencer e fundadora da marca PALMA
Giovanna Nader, graduada em administração e especializada em branding, iniciou sua carreira no marketing, mas sua experiência em Barcelona despertou seu interesse pela moda sustentável, levando à fundação do Projeto Gaveta em 2013. Após o nascimento de sua filha em 2018, seu foco mudou para a conscientização ambiental e sustentabilidade, levando-a a se tornar comunicadora e lançar diversos projetos, como programas de TV, podcasts, um curso online e um livro sobre moda sustentável. Em 2022, enquanto estreava um podcast sobre agrotóxicos com uma fundação, deu à luz sua segunda filha, consolidando sua jornada de transição de profissional da moda para uma defensora ativa da sustentabilidade e consumo consciente.


Carol Cocato – Consultora Moda e Estilo
Personal Stylist, pedagoga, especialista em Neurociência e Comportamento, trabalhou por 10 anos na área da educação, lecionando e criando conteúdo de educação socioemocional. Sua visão sistêmica sobre o mundo e sua paixão por moda fez com que, em 2018, se tornasse personal stylist, auxiliando pessoas e empresas a se comunicarem de maneira mais assertiva.

Participe

19h30 - Caminhos para Inovação na indústria têxtil brasileira: blockchain, reciclagem e biomateriais


Júnior Costa – Pesquisador Pleno no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Designer, Pesquisador no instituto de pesquisas tecnológicas de São paulo (IPT), Doutorando em engenharia têxtil, Mestre em design e marketing de produto têxtil, vestuário e acessórios pela Universidade do Minho – Portugal. Bacharel em design de moda pelo Centro Universitário Senac – São Paulo. Especialista em economia circular, biomateriais, bioeconomia, ecologia industrial, resíduos sólidos e reciclagem têxtil.

 


José Guilherme – Fundador e Gestor da Cotton Move Plataforma Circular
Fundador e gestor da Cotton Move, empresa especializada em soluções circulares para a indústria de Moda e Têxtil. É idealizador da Plataforma Circular Cotton Move, que conta agora com um App. Graduado em Moda com extensão em Marketing, tem mais de três décadas de experiência em desenvolvimento de produtos e gestão da cadeia de suprimentos na indústria têxtil nacional e internacional. É pioneiro em produções têxteis sustentáveis no Brasil e no desenvolvimento de produtos com atributos circulares feitos de algodão e “jeans”.


Hugo Queiroz – Head de Comunicacão da QuipoTech
Hugo é Head de Comunicacão da QuipoTech, empresa de base tecnológica que atua em projetos de P,D&I utilizando tecnologias emergentes e serviços de rastreabilidade com blockchain para cadeias produtivas. Com seus projetos e serviços, busca trazer mais segurança, transparência e confiança para um mundo cada vez mais digital.
Hugo é jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e possui MBA em Marketing e Mídias Digitais pela FGV.

 

Participe

08/12 – Sexta-feira

Para participar, veja a descrição do diálogo!

11h30 - Internacionalização de Negócios de Moda


Rafael Morais – Diretor Executivo BEFW
Idealizador e diretor executivo da Plataforma de Moda Brasil Eco Fashion, realizadora do evento Brasil Eco Fashion Week, semana de moda sustentável brasileira que, desde 2017, promove boas práticas de sustentabilidade no mercado e na indústria da moda. Cursou Relações Públicas, Jornalismo e Pós-Graduação em Cinema pela PUC Minas, e em 2019 concluiu um MBA em Indústria Avançada – Confecção 4.0 no Senai CETIQT. Após trajetória no mercado publicitário e de comunicação desde o ano 2000, em 2013 ingressou no mercado de moda e em 2014 se tornou empreendedor no segmento de moda sustentável e inovação. É diretor executivo desde 2017.

 


Lilian Kadissi – Superintendente de Projetos da ABIT
Formada em Administração de Empresas pela PUC SP, com MBA em Marketing pela ESPM, atua como Superintendente Executiva de Projetos Estratégicos da Abit. esponsável pelo desenvolvimento de convênios com parceiros públicos, como ApexBrasil e Sebrae, que promovem o desenvolvimento e a geração de negócios de empresas do setor têxtil e de confecção. Com a experiência de mais de 20 anos em gestão de projetos, já colaborou com o desenvolvimento de estratégias de promoção de centenas de empresas no mercado global.


Áurea Yamashita – Gerente Executiva Projetos ABEST
Formada em comunicação na Fundação Alvares Penteado com especialização em Relações Públicas.
Tem vasta experiência profissional na indústria da moda, percorrendo todas as suas áreas: concepção e fundamentação na criação de marca, produção, administração, marketing, desfiles, comercial e internacionalização de marca.
Foi sócia-fundadora da marca Walter Rodrigues, que participou do Phytoervas, Morumbi Fashion Week, São Paulo Fashion Week, Rio Fashion Week e dos desfiles da semana de moda de Paris.
Foi Cofundadora da ABEST – Associação Brasileira de Estilistas – entidade que realizou o primeiro showroom internacional de marcas brasileiras em solo francês, dando início às ações internacionais com marcas brasileiras em diversos outros locais como: Japão, China, Dubai, Europa e Estados Unidos.
Atualmente exerce a função de gerente-executiva do Projeto Fashion Label Brasil em parceria com a ApexBrasil e é diretora-executiva da ABEST.


Mariele Laís Christ – Gestora Nacional de Moda na APEX
Analista da Gerência de Indústria e Serviços da Apex-Brasil, gestora de projetos de promoção internacional dos setores de Moda e Petróleo e Gás. Internacionalista, especialista em Negócios Internacionais e Mestre em Administração.

Participe

12h45 - Lançamento oficial do Fibershed Brasil


Mariana Abibe – Representante Fibershed Brasil
Graduada em Relações Internacionais e mestre em Desenvolvimento Econômico, possui 10 anos de experiência no setor de energias renováveis, com especialização em financiamento de projetos. Após esse período, dedicou 2 anos sabáticos à maternidade, e ao estudo da primeira infância e do yoga para crianças.
Em 2023, Mariana deu um novo rumo à sua trajetória e fundou a Perê Moda Viva, marca inovadora de moda circular e consciente para bebês. No mesmo ano, assumiu também a posição de diretora administrativo financeira da Fibershed Brasil.

 


Martine Nieuwenhuis – Fundação Fibershed Holanda
Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de conceitos e gestão de projetos na indústria criativa internacional como especialista em marketing e comércio eletrônico, Martine agora se concentra inteiramente no desenvolvimento de um novo sistema de moda. Como cofundadora e líder da diretoria executiva da Fundação Fibershed Holanda, ela se concentra na criação de programas de inovação e educação nos quais a colaboração com parceiros na educação, na política regional e nas instituições culturais e sociais é uma condição indispensável.
Sob a sua liderança, também foi iniciada a Fibershed Europe, que facilita a cooperação inter-regional e o troca de conhecimentos entre as afiliadas independentes.

Participe

13h50 - Projetos de algodão regenerativo para uma moda mais sustentável na Renner


Amanda Freitas – Especialista de Sustentabilidade Lojas Renner
Gestora ambiental com pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrado. Experiência de 9 anos na área ambiental entre consultoria e varejo, na frente de temas de segurança hídrica, uso de energia renovável de baixo impacto e mercado de carbono. Especialista em Mudanças Climáticas, atualmente responsável pela estratégica climática da Lojas Renner S.A., tendo conduzido a companhia na aprovação da meta baseada na ciência pelo SBTi.

 


Luiza Xavier – Especialista de Sustentabilidade Lojas Renner
Engenheira de produção, com MBA em Liderança, Inovação e Gestão e especialização em Gestão Estratégica da Sustentabilidade. Especialista em economia circular e matérias-primas têxteis, com mais de 6 anos de atuação no varejo de moda. Atualmente responsável pela estratégia de circularidade da Lojas Renner S.A., apoiando na transição para matérias-primas têxteis mais sustentáveis.

 

Participe

15h40 - Case Monjuá - Moda e ancestralidade


Felipe Bender – CEO e Sócio da Monjuá
Mestre em Gestão de Empresas e pós graduado em Business Intuition


Luciana Bulcão – Representante MAG – Moda Autoral Gaúcha
Lu Bulcão, é uma das fundadoras do movimento Somos MAG (Moda Autoral Gaúcha) e designer e proprietária da marca de moda slow- fashion Dona Rufina. Atualmente divide suas atividades de empresária responsável pela marca Dona Rufina, como consultora de negócios voltados para o design e a moda, e como docente nos cursos de pós-graduação da universidade Senac.


Gerônimo – Vice Cacique da aldeia Mbya Guarani Yvy Poty da Barra do Ribeiro – RS
Professor bilíngue de Guarani e Português


Daniela Machado – Gerente de Projetos de Moda Sebrae RS
Administradora de Empresas, pós-graduada em Gestão de Projetos, Gestão Financeira e Gestão Estratégica de Negócios. Gerencia projetos de indústria e varejo da moda do Sebrae RS com articulação de grandes players do setor.

Participe

18h - Pitch: Empreendedoras da Moda Mais Sustentável

Instituto Lojas Renner

Brasil Eco Fashion Week

 

Participe

09/12 – Sábado

Para participar, veja a descrição do diálogo!

11h30 - Projeto Algodão Organico e Soluções para Indústria - Projeto Paraíba


André Klein – CEO da Dalila Têxtil
Formado em administração, pós Graduado em processos e produtos têxteis.
Trabalha há 23 anos na Dalila Têxtil, que foca seus negócios na moda casual, com uma forte cultura de inovação e sustentabilidade.
André já passou por todas as áreas da empresa, e há 7 anos atua no cargo de CEO.


Francisca Vieira – CEO da Natural Cotton Color e atual presidente e ABRIMOS
Francisca Vieira, paraibana, Psicóloga Industrial com pós-graduação em Engenharia de Produção, é CEO da Natural Cotton Color e atual presidente da Associação Brasileira de Moda Sustentável (Abrimos).
Há 17 anos fundou a marca Natural Cotton Color que tem como base a produção de peças de vestuário e acessórios com o algodão orgânico que já nasce naturalmente colorido. A marca faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do Algodão Colorido da Paraíba. Reconhecida pela expansão da matéria-prima por meio da moda, participa de feiras nacionais e internacionais. Em 2018, esteve no Fórum Trade 2030 da OMC, em Genebra, no painel “Comércio e Mudanças Climáticas” com foco em Sustentabilidade a convite da missão Canadá.

Participe

12h45 - Polímeros naturais: uma rede Brasil-Reino Unido para materiais derivados do descarte agrícola


Bruna Petreca – Pesquisadora Royal College of Art
Pesquisadora Sênior de Experiência Humana e Materiais no Materials Science Research Centre (MSRC) da Royal College of Art (RCA), Londres. Ela trabalha na integração da experiência humana em novas áreas de desenvolvimento de materiais: economia circular, ambientes digitais, fabricação local/sob demanda, saúde e bem-estar. Possui doutorado em Design de Produtos pela RCA, e realizou pesquisa de pós-doutorado no Materials Experience Lab da Universidade de Tecnologia de Delft. Bruna publicou artigos em prestigiosos periódicos e conferências e tem impacto através do engajamento público. Ela é professora visitante na Universidade Belas Artes de São Paulo, supervisiona estudantes em níveis de doutorado e mestrado (MA/MSc) internacionalmente, e desempenha um papel de liderança em propostas de financiamento. Atualmente, ela conduz pesquisas inovadoras para fornecer novas experiências de moda circular e ferramentas digitais inovadoras como a líder da linha de pesquisa em Experiência do Consumidor no UKRI Interdisciplinary Textiles Circularity Centre, e como co-investigadora no projeto EPSRC Consumer Experience Digital Tools for Dematerialisation for the Circular Economy project.


Silgia Aparecida da Costa – Professora Titular EACH/USP no Curso de Textil e Moda da Universidade de São Paulo EACH/USP
Professora Titular EACH/USP no Curso de Textil e Moda Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo EACH/USP e orientadora no programa de pós-graduação do Curso de Têxtil e Moda. Graduada em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP. Mestrado em Biotecnologia Industrial pela EEL/USP. Doutorado em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Portugal. Pós-doutorado em Biomateriais no grupo de investigação 3B`s. Atua nos seguintes temas: biotecnologia com ênfase na produção, purificação e aplicação de biomoléculas de interesse na área têxtil e médica, Desenvolvimento de novos materiais (Biomateriais), Desenvolvimento de têxteis técnicos para aplicações médicas, micropartículas, nanopartículas para incorporação em têxteis com propriedades UV, bactericida, materiais compósitos, fibras e membranas com incorporação de grafeno etc. Possui 2 patentes depositadas na área de têxtil e de odontologia; 54 artigos publicados em periódicos internacionais indexados pelo ISI Web of Science, com mais de 1344 citações e Índice H do ISI igual a 17. GoogleScholar: Índice H=22 e Número de citações: 2763. Possui, ainda, 20 capítulos de livros publicados. Já formou 13 Mestres; e supervisionou 1 pós-doutorados.


Sirlene Maria da Costa – Professora associada II no Curso de Textil e Moda da Universidade de São Paulo EACH/USP
Professora associada II no Curso de Textil e Moda Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo EACH/USP e orientadora no programa de pós-graduação do Curso de Têxtil e Moda. Graduada em Engenharia Industrial Química, mestrado e doutorado pela Escola de Engenharia de Lorena EEL- USP. Pós-doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica da FCF/USP. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Resíduos agroindustriais (bagaço e palha de cana-de-açúcar), biopolpação, processos de obtenção de celulose, polímeros naturais, compósitos, enzimas, fibras têxteis, têxteis técnicos (médicos), micropartículas e nanopartículas para incorporação em têxteis e corantes naturais principalmente obtidos a partir de resíduos. Possui 2 patentes depositadas na área de têxtil e de odontologia; 30 artigos publicados em periódicos internacionais indexados pelo ISI Web of Science, Índice H igual a 12 Scopus, GoogleScholar: Índice H=14 e Número de citações: 698. Possui, ainda, 18 capítulos de livros publicados. Já formou 9 Mestres; e supervisionou 1 pós-doutorados. 


Ana Sudano – Diretora Criativa BEFW
Ana Sudano é idealizadora e diretora criativa da Plataforma de Moda Brasil Eco Fashion, realizadora da Brasil Eco Fashion Week, Semana de Moda Sustentável que, desde 2017, promove boas práticas de sustentabilidade no mercado e na indústria da moda. Estilista e empreendedora, é docente no Senac SP, consultora em gestão criativa e de processos produtivos inovadores para moda.

Participe

13h50 - Micro Empreendedores Sustentáveis


Daise Rosas – CEO Cores da Floresta e Diretora REAFRO
Psicóloga, co-fundadora da Aya Business e Gaia Bank Soluções Digitais, consultora em gestão e intermediação de negócios, com foco em desenvolvimento de negócios gerenciados por mulheres negras e indígenas. Diretora na Rede Brasil Afroempreendedor Nacional e Presidenta Estadual RJ. Contribuiu com o desenvolvimento de mais de 1.500 afro empreendimentos direta e indiretamente pelas instituições às quais atuou no Brasil e Angola. Atuou e contribuiu com o desenvolvimento da primeira Incubadora com foco em afronegócios no Brasil, coordenou o Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher (SPM/DF).)] Doutoranda pela UFRRJ no PPGPSI, Conselheira do Observatório Internacional da Juventude (OIJ) e da Escola Nacional de Negócios Afro (ENAFRO), docente Ecossistemas de Inovação na Escola Criativa Pluricultural Éwà Poranga, coordenadora Pedagógica do Programa MentPreta. É Fellow do Programa Vital Voices, idealizado para mulheres empresárias.

 


Julia Vidal – Cofundadora da Escola Éwá Porangá
Júlia Vidal é descendentes dos povos indígenas da Ilha do Marajó e desenvolve a identidade brasileira na moda. Formada em design gráfico, Pós Graduada em História – África Brasil, laços e diferenças, mestra em Relações Étnicorraciais.
Realizou desfiles no Brasil, Colômbia e Inglaterra, assinou mais de 50 figurinos.  É autora de 4 livros que de moda e design afro e indígena brasileiros e a atualmente se dedica a consultoria e educação decolonial para empresas e empreendedores da economia criativa que buscam valorizar identidade cultural e diversidade.
É professora do IED Rio/SP e fundadora e CEO da 1ª Escola de moda pluricultural, Éwà Poranga.
É premiada pelo Ministério de Cultura (MINC), SEBRAE MODA AFRO, SHELL LIVE WIRE, INSPIRAR 2022, ECOA Negócios de Impacto Positivo, entre outros.


Thelma Moreno – CEO da TArteModaSustentável
Ajudo a mulheres empreendedoras da Moda Sustentável, a salvarem o planeta com Estilo. Reduzindo o desperdício têxtil e minimizando a pegada ambiental. Ao transformar peças antigas em novas criações,  prolongamos a vida útil das roupas, economizando recursos naturais e reduzindo as emissões de carbono associadas à produção de novos materiais. Além disso, promovemos uma mentalidade de consumo mais consciente, incentivando a reutilização e a valorização do que já existe, o que é fundamental para preservar o nosso planeta e construir um futuro mais sustentável.


Gabriel Vettorazzo – Diretor Nacional de Projetos de Produtividade e Empresas Responsáveis na Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Formado em administração pela Universidade de Brasília (UnB), com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos, já trabalhei tanto no terceiro setor quanto no setor privado. Nos últimos anos dediquei meu trabalho a projetos de alto impacto social no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e na Organização Internacional do Trabalho (OIT), desenvolvendo pesquisas, ferramentas de monitoramento, metodologias e soluções voltadas ao desenvolvimento humano, desenvolvimento sustentável, produtividade, empresas responsáveis e trabalho decente.

 

Participe

15h40 - Economia circular dos resíduos têxteis


Alnilam Orga – Jornalista e Comunicador do Pimp My Carroça e Cataki
Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e comunicador no Pimp My Carroça e Cataki, co-cria conteúdos sobre resíduos e reciclagem com catadoras e catadores e pesquisa Colonialismo de Resíduos na América Latina.


Ivone Aparecida Cavalcanti Oliveira
Criadora do grupo Caçadoras de Retalhos, vai ao Brás e ao Bom Retiro, em São Paulo, há mais de dois anos, para coletar tecidos com grupos que reutilizam os têxteis em suas confecções


Maria Eulina – Fundadora e Diretora Presidente do Oficina Profissionalizante Clube de Mães do Brasil
Maria Eulina Hilsenbeck conhece, e bem, cada uma das ruas do Centro de São Paulo, de onde tirou a lição do que é ser uma voluntária. Aprendizado de dor e surpresas. Aos 20 anos, abandonou a sua cidade natal, São José dos Basílios, interior do Maranhão, terra onde nasceu e virou normalista. Como todos os jovens do norte e nordeste, na expectativa de uma vida diferente, veio à São Paulo e, por não estar preparada para a vida em uma cidade grande e não ter tido nenhum tipo de apoio, acabou morando nas ruas por 1 ano e 7 meses. Por quase dois anos, o endereço foi o mesmo: Parque Dom Pedro. Quando saiu das ruas, a primeira coisa que queria fazer era ajudar seus iguais. Por diversos anos Maria Eulina trabalhou como voluntaria em diversas regiões carente  na grande São Paulo. Em 1993 fundou a Oficina Profissionalizante Clube de Mães do Brasil é uma ONG sem fins econômicos e passou a cuidar de pessoas que se encontravam nas ruas e queriam uma oportunidade para se erguer novamente. Isso fez com que a mesma ampliasse ainda mais seu olhar, principalmente na reconstrução dessas vidas, dando condições para que os mesmos pudessem se erguer, não somente pela comida e moradia, mas com cursos profissionalizantes, que dariam mais caminhos para a conquista de seus ideais.

 


Carmem Lopes – Coordenadora do Coletivo Tem Sentimento
Criadora e coordenadora do Coletivo tem sentimento que se  iniciou em 2016, através de ações e oficinas de autocuidado para a população em situação de rua e, desde então, vem fazendo um trabalho que reconhece e considera todas as complexidades que envolvem as vulnerabilidades de quem vive na rua, especificamente na região da Cracolândia.
Atualmente o coletivo desenvolve um projeto de geração de renda com e para mulheres CIS e TRANS que vivem nos arredores da Cracolândia através de uma oficina de moda que hoje se encontra no Teatro de Contêiner. As mulheres integrantes do coletivo produzem sendo remuneradas para que, a partir de um processo de autonomia financeira, possam ter condições de tomar as escolhas e caminhos que elas decidirem. Essas mesmas mulheres atendidas, também cumprem um papel de atender outras pessoas em vulnerabilidade, valorizando a autoestima e ressignificando trajetórias, assim tornando sonhos em realidade. Adquirindo nossos produtos você contribui para nossas ações em pró da população em situação de rua

 

 

Participe

16h50 - Educação e Moda para Inovação


Cyntia Felix – Arte educadora, estilista, figurinista e fundadora da AZ Marias
Fundadora da marca de impacto socioambiental na moda AZ Marias. Arte educadora, estilista, figurinista e com vontade de mudar o mundo, busca convergências entre: artes, moda, educação, inclusão, diversidade, sustentabilidade, periferia e impacto socioambiental, acreditando que com força de vontade e ação conseguiremos um mundo muito melhor, mais justo, diverso e inclusivo! Integra o line-up do maior evento de moda da América Latina: SPFW (São Paulo Fashion Week), e é também docente do Senac Lapa Faustolo.

 


Larissa Henrici – Coordenadora de Negócios Educacionais no Senac Lapa Faustolo
Larissa Henrici, coordenadora de negócios educacionais no Senac Lapa Faustolo (@senaclapafaustolo), graduada em Têxtil e Moda na USP e mestre na mesma instituição com pesquisa sobre Metodologia de Projeto de Design de Moda em economia solidária. Cursando pós-graduação em Business Intelligence e Análise de Dados. Possui curso de Coolhunting na Central Saint Martin de Londres. Trabalhou no varejo de moda por 6 anos em cargos de estilista, coordenadora de estilo e gerente de produto responsável por três marcas no grupo Top Brands. Atua como consultora para pequenos negócios de moda, participou de projetos com Sebrae, Abit e Modefica.
É co-criadora do projeto Medita Moda (@meditamoda) e do podcast VOICE176 (@voice176) e integrante da equipe da campanha #ModaSemVeneno.

Participe

19h15 - Experiência Moda Circular O papel do design de experiência na transição para a moda circular


Bruna Petreca – Pesquisadora Royal College of Art
Pesquisadora Sênior de Experiência Humana e Materiais no Materials Science Research Centre (MSRC) da Royal College of Art (RCA), Londres. Ela trabalha na integração da experiência humana em novas áreas de desenvolvimento de materiais: economia circular, ambientes digitais, fabricação local/sob demanda, saúde e bem-estar. Possui doutorado em Design de Produtos pela RCA, e realizou pesquisa de pós-doutorado no Materials Experience Lab da Universidade de Tecnologia de Delft. Bruna publicou artigos em prestigiosos periódicos e conferências e tem impacto através do engajamento público. Ela é professora visitante na Universidade Belas Artes de São Paulo, supervisiona estudantes em níveis de doutorado e mestrado (MA/MSc) internacionalmente, e desempenha um papel de liderança em propostas de financiamento. Atualmente, ela conduz pesquisas inovadoras para fornecer novas experiências de moda circular e ferramentas digitais inovadoras como a líder da linha de pesquisa em Experiência do Consumidor no UKRI Interdisciplinary Textiles Circularity Centre, e como co-investigadora no projeto EPSRC Consumer Experience Digital Tools for Dematerialisation for the Circular Economy project.


Ricardo O’Nascimento – Designer e pesquisador com foco em vestíveis
Designer e pesquisador com foco em vestíveis, dispositivos inteligentes e materiais, explorando a interação entre corpo e mundo em ambientes híbridos. Atualmente, ele é pesquisador de pós-doutorado no Material Science Research Centre (MSRC), onde se dedica a experiências humanas e materiais. Participante do Centro de Circularidade Têxtil Interdisciplinar da UKRI, sua pesquisa visa compreender as necessidades dos consumidores e criar experiências que incentivem a participação ativa na economia têxtil circular. Autor do livro “Roupas Inteligentes”, publicado pela editora Senac (SP), Ricardo é formado em Relações Internacionais pela PUC-SP, possui especialização em design multimídia pelo SENAC-SP e um mestrado em artes pela Universidade de Artes e Design Industrial Linz, na Áustria, no Departamento de Culturas da Interface. Seu doutorado focou em métodos para conceber e desenvolver roupas inteligentes.


Suéli Feio – idealizadora da Costurando Sonhos Brasil
Idealizadora da Costurando Sonhos Brasil, uma iniciativa que capacita em corte e costura mulheres em situações de extrema vulnerabilidade social, muitas delas em situação de violência doméstica, gerando renda e independência financeira.  É também cofundadora do G10 Favelas, um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas que uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das Comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas. 


Melody Von Erlea – Fundadora do Repete Roupa
Melody, conhecida como melzinha e auto-proclamada “a repete roupa” no mundo da interwebs, se formou em letras porque costumava passar mais tempo lendo do que vivendo. depois se pós-graduou em comunicação, cultura e moda e desde então escreve online sobre moda, consumo, cultura pop, arte, história – tudo com uma pitada de amargura feminista e consciência política. colunista na revista azmina

Participe