I Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática

Publicado em 07 de agosto de 2023

Rafael Morais, diretor executivo da Plataforma Brasil Eco Fashion, e Daniel Mendes, gestor de relacionamento da Brasil Eco Fashion Week (BEFW), semana da moda e sustentabilidade brasileira, estiveram presentes no I Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática foi realizado no dia 7 de agosto de 2023, no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, no Pará.

Daniel Mendes, Gestor de Relacionamentos da Plataforma Brasil Eco Fashion (BEF) realizadadora da Brasil Eco Fashion Week (BEFW), Marina Kalif, consultora e coolhunter com foco na Amazônia, Ursula Vidal, jornalista, ambientalista e secretária de cultura do Pará e Rafael Morais, idealizador e diretor executivo da plataforma de moda BEF, realizadora da BEFW.

O evento reuniu representantes de diversos setores como academia, iniciativa privada, sociedade civil e o governo federal, representado pela ministra Margareth Menezes, além do governador do estado Helder Barbalho, a secretária de Cultura do Pará Ursula Vidal, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, entre outros. Todos focados em discutir os desafios e oportunidades da sustentabilidade na Amazônia.

Cultura: a Moda brasileira pode se tornar protagonista pelo caminho da sustentabilidade

O objetivo dos gestores da Brasil Eco Fashion foi observar a abordagem da moda no Fórum, já que esta indústria tem relação direta com as mudanças climáticas. A moda causa alta emissão de CO2, geração de muitos resíduos, sobretudo microplásticos provenientes do poliéster do mercado fast fashion que ocupa mais de 60% da matéria-prima usada na indústria têxtil e de confeccões. A semana de moda Brasil Eco Fashion Week é pioneira a levantar o debate sobre estas questões reunindo desfiles, workshops e painéis. Por isso, tornou-se referência no mercado de moda sustentável, sobretudo porque há o espaço Amazônia no evento, para expor soluções oferecidas pela região.  A BEFW reúne pequenas, médias e grandes empresas orientadas pela sustentabilidade na produção de uma moda mais responsável.

“A moda é um importante setor da Economia Criativa. O setor deveria ganhar visibilidade na crise do clima já que causa um grande impacto ambiental. Nosso papel é dar luz para uma moda de baixo impacto porque acreditamos que essa indústria geradora de riquezas pode se tornar protagonista no desenvolvimento econômico do Brasil. Sobretudo por meio de arranjos locais já que a região é rica em biomaterias e com manejo do próprio povo local. O BEFW apresentou vários cases nas edições anteriores”, destacou Morais.

Políticas públicas e as inovações da indústria da moda são fundamentais

A moda um importante setor da Cultura. Moda é comportamento. Moda é ferramenta de comunicação. Portanto, pode sensibilizar as pessoas sobre o impacto das mudanças climáticas porque está relacionada à boas práticas como descarbonização, fomento à geração de renda por meio de arranjos produtivos locais. “O Brasil é tem grande potencial para a moda sustentável e de baixo impacto. A Amazônia tem uma rica biodiversidade, que pode ser usada para uma inovação produtiva com materiais sustentáveis. Além disso, o Brasil tem uma forte indústria têxtil, que pode ser adaptada para produzir roupas sustentáveis”, conclui Morais.

Painel Políticas Públicas integradas para uma cultura climática e de sustentabilidade. Mediação: Valéri Kurovski, secretária executiva de Cultura do Tocantins. Painelistas: Jan Moura, secretário adjunto de Cultura MT; Marcos Apolo, secretário de Cultura e Econoia Criativa do Amazona; Marcio Tavares, sec. executivo do Ministério da Cultura.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *