A Fundação Hermann Hering é apoiadora do Brasil Eco Fashion Week – BEFW desde a primeira edição, realizada em 2017. Para Amélia Malheiros, gestora da entidade, o evento é mais do que um espaço de trocas e diálogos sobre moda sustentável. “Trata-se de ambiente para expor sua experiência em melhoria de processos e a compreensão da moda, para além das roupas”, diz.
Para Rafael Morais, produtor executivo do BEFW, o apoio é recebido é importante e sempre foi resultado de um diálogo fluido e positivo. A Fundação Hermann Hering tem um de seus eixos voltado para o empreendedorismo ético e responsável, tendo a moda como plataforma de educação fomentando, por exemplo, o Lab Moda Sustentável – uma relevante iniciativa nacional.
Outra ação que vale destacar é a realização do Festival Trama Afetiva que teve início em 2016 com direção criativa de Jackson Araújo e Luca Predabon. O festival também está alinhado às propostas do BEFW para a promoção da economia circular. “No festival Trama Afetiva, olhamos para temas que estão ampliando a moda como micropolítica. A partir de pensamentos disruptivos, desconstruímos alguns paradigmas e vamos tramando novas tessituras sociais nesse futuro que já chegou”, ressalta.
Na programação do BEFW em 2020, Amélia conduziu uma conversa sobre a importância de mensurar impactos sociais no painel “Impacto socioambiental: Realidades e desafios”. Com ela estiveram o Instituto Capitalismo Consciente e a Rede Asta. “Foi um papo excelente de muita reflexão”, diz.
Sobre o futuro da moda e da economia circular, a gestora concorda que os desafios são imensos, mas sua visão é positiva: “a transformação está em ritmo acelerado. Sinto que, com a crise da pandemia, evoluímos cinco anos em poucos meses e muitos de nós consumidores estamos mais atentos e conscientes aos nossos hábitos e comportamentos”, conclui.
“Vejo o futuro com otimismo, pois há um caminho do meio a ser percorrido para tornar a moda mais ética, justa e sustentável”.
Movimento Trama Afetiva — lançamento no Brasil Eco Fashion Week 2020
O painel “Trama Afetiva apresenta: ÁGUA”, com Jackson Araújo, trouxe alguns resultados dos três anos do projeto em um bate-papo com participantes convidados. A conversa marca ainda o lançamento do vídeo manifesto “Água”, uma produção resultado da imersão do grupo dentro de seus processos de criação.
0 comentários