Luan Valloto consolidou a sua carreira ao criar para grandes empresas de moda nacionais e internacionais. A marca homônima foi fundada em 2015, em Curitiba-PR. Seu trabalho autoral é reconhecido pelas roupas multifuncionais, com muitas formas de se usar.
Entre os materiais estão couros ecológicos de fontes vegetais e fibras naturais como algodão orgânico, lã, linho e seda. Em suas ações de sustentabilidade inclui o design atemporal e zero waste, parcerias com artesãs locais e uma produção feita sob demanda. Entre os diferenciais, o designer oferece ajustes em qualquer tempo para os clientes e também dá novo destino às roupas usadas, como brechós ou upcycling, para que não se tornem resíduos.
A coleção Reconstrução possui uma abordagem política, explorando os temas de memória e esquecimento, dividida em atos significativos. O primeiro ato simboliza a luta, expressa através da cor vermelha. O segundo ato, representado pelo preto, ilustra o caminho, muitas vezes sombrio, onde as tragédias da história se repetem com inúmeras perdas. O terceiro ato, em tons de cinza, evoca os sonhos. Por fim, o último ato representa o futuro, marcado pela esperança, materializado na cor branca.
O designer apresenta na semana de moda sustentável BEFW uma jornada cromática e narrativa que transita entre a luta, o caminho, os sonhos e a esperança, além de uma poderosa reflexão sobre memória, esquecimento e a necessidade da construção de um futuro mais luminoso.
“A coleção reforça a importância de não retrocedermos a períodos obscuros, como o nazismo, e de preservarmos para o futuro os direitos fundamentais e humanos conquistados.” (Luan Valloto)
0 comentários