Fundada em 2016 por João Belfort como uma estamparia, a Moda do João tem se destacado pela visão disruptiva do estilista, que reflete uma nova narrativa sobre a identidade nordestina, maranhense, negra e periférica.
A trajetória de João se entrelaça com as batidas do reggae, remetendo às lembranças de sua infância. Essas batidas são conhecidas como “pedras” no Maranhão. Desde o final da década de 70, a população, predominantemente negra, frequenta os bares de reggae na cidade. A coleção presta homenagem ao estilo “Jamaica brasileira”, destacando o reggae como parte intrínseca da cultura ludovicense (relativo à cidade de São Luís) e maranhense.
A Moda do João celebra o ritmo que conferiu a São Luís o título de “Capital Nacional do Reggae”, capturando a liberdade expressa nos movimentos corporais e a familiaridade das festas que reúnem parentes de quilombos rurais e urbanos. O reggae, que faz o coração dos maranhenses pulsar, continua a influenciar e enriquecer a musicalidade popular local.
“O grande desafio de fazer moda, é fazer moda em uma realidade limitada transformando a necessidade em criatividade sustentável”. (João Belfort)
0 comentários