A Nordestesse é um hub criativo que registra, amplia e fomenta a produção e o talento de empreendedores e criativos dos nove estados do Nordeste. Traz para a passarela da semana de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week as marcas Morada, da Paraíba, e Studio Orla, do Ceará.
A Morada fundada em 2017 na Paraíba por Lu Azevedo, especialista em tingimento natural, surge como um projeto socioambiental que une design, artesanato e biodiversidade com modelo de negócio baseado no território.
Com base em tecido de algodão agroecológico, a marca investe em tingimentos naturais com plantas da Caatinga. Aplica artesanato nas peças, priorizando a técnica do bordado labirinto desenvolvido a partir do projeto Labirintos do Agreste Paraibano. O projeto desenvolvido pela marca, envolve mulheres em aprendizado para a preservação do bordado Labirinto. Desta forma, contribui para o desenvolvimento local e abrange dois vilarejos e dois territórios quilombolas nos municípios de Ingá e Riachão do Bacamarte.
O Studio Orla foi fundado em 2017 no Ceará pelo diretor criativo Thiago Maciel e destaca-se por criar roupas que contam histórias e refletem a identidade regional, com olhar contemporâneo, buscando ressignificar os símbolos do Nordeste. Em 2018, inaugurou a loja física em Fortaleza e, desde então, atende todo o Brasil e também exporta produtos.
A marca adota práticas sustentáveis e trabalha com crocheteiras do município de Itarema, no interior do Ceará. A produção envolve 12 mulheres diretamente e indiretamente mais de 40 profissionais entre artesãos e artistas locais. No BEFW apresenta, além de roupas de crochê, bolsas feitas com tingimento natural em redes de pescar descartadas, reforçando seu compromisso com a moda sustentável.
“A Nordestesse é a expressão autêntica da identidade e diversidade nordestina, unindo moda, sustentabilidade e cultura em um movimento inspirador.” Lu Azevedo
0 comentários