Desde 2020, o Mercado Livre, maior plataforma de marketplace do Brasil e empresa mais valiosa da América Latina, é patrocinadora do Brasil Eco Fashion Week. Na trajetória deste relacionamento, e com base em sua rica participação em nossa 8ª edição, estamos acompanhando os avanços da plataforma em democratizar o comércio eletrônico – e acessibilizar o consumo responsável.
Hoje, a plataforma vai além de facilitar compras e vendas: ela também fortalece marcas sustentáveis e promove ações como o edital recém-lançado, Programa Moda Sustentável 2025, e queremos contar mais para vocês!
Seção Biomas do Brasil une consumo e preservação
Neste compromisso, o Mercado Livre tem realizado grandes investimentos na categoria Produtos Sustentáveis, presente em seu menu principal. A área apresenta aos consumidores, uma ampla curadoria de itens com menor impacto ambiental – como roupas de algodão orgânico e cosméticos veganos.
Outra eco-iniciativa dentro desta categoria é a seção Biomas. Esta área celebra a biodiversidade nacional e destaca produtos que especificamente representam os seis biomas brasileiros — Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Pampa. Lá, é possível encontrar desde artesanato de comunidades locais até snacks, cosméticos naturais e acessórios que refletem a fauna e flora brasileiras.
Além de valorizar matérias-primas biodiversas, a iniciativa apoia pequenos produtores, promove práticas produtivas sustentáveis, e até pesquisas em institutos de conservação ambiental. Navegar pela categoria Produtos Sustentáveis e pela seção Biomas é simples: basta acessar o site do Mercado Livre, e procurar pela primeira opção no menu principal. Dentro de Produtos Sustentáveis, a seção Biomas estará disposta no último ícone verde, à direita.
Menos carbono nas operações
Outras ações legais para você saber: o Mercado Livre também investe em projetos de regeneração e conservação por meio do programa Regenera América. Até 2022, o programa financiou a restauração de mais de 3.300 hectares de florestas na Mata Atlântica e na Amazônia, com o objetivo de capturar 700 mil toneladas de carbono, no espaço de 30 anos.
A mobilidade mais sustentável também é uma meta importante para a empresa, que já conta com uma frota elétrica de mais de 270 veículos e 120 caminhões, movidos a gás natural ou biometano, o que evita a emissão de muitas centenas de toneladas de CO₂. Além disso, quase 40% do consumo de energia elétrica da empresa é abastecido por fontes renováveis, na reta para chegarem aos 100%.
Mercado Livre na programação do 8º BEFW
E não podemos deixar de comentar sobre a participação do Mercado Livre na programação do 8º BEFW! Neste ano, Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade Mercado Livre representou a plataforma em nosso painel de abertura “Bioeconomia e Cooperação”. A conversa contou com a participação de Rafael Morais, fundador e CEO do Brasil Eco Fashion Week, Francinne Bacelar, Gestora Nacional de Moda do Sebrae Nacional, e Eduardo Ferlauto, Gerente Geral de Sustentabilidade da Lojas Renner.
Segue aspas de Laura Motta, durante a conversa:
“É importante entendermos que a COP30 traz a pauta da agenda de desenvolvimento, e acho que essa é a grande discussão, né? (…) e o Brasil tem a oportunidade de ocupar um espaço de protagonista em nível global, para liderar e trazer esse novo modelo de desenvolvimento. E para isso, é muito importante que a gente tenha modelos de negócios viáveis, para mostrar que, de fato, a gente vai conseguir gerar renda olhando para a sustentabilidade. Então, acho que todos os empreendedores que estão aqui e todo mundo que está empreendendo de maneira sustentável, tem um papel muito importante de contar os casos de sucesso, e mostrar a viabilidade econômica associada à agenda climática, ambiental e social.”
Já a consultora do Mercado Livre, Marcela Bachin, mediou o painel “Tendências de Consumo Online de Moda Sustentável”, que contou com a participação dos empreendedores Claudio Martins, fundador da Bossapack, e Gisele Rocha, designer na marca Casa Apolinária – ambas com perfil de vendas no Mercado Livre, dentro da categoria Produtos Sustentáveis e Biomas.
Além disso, Marcela, junto a Sandra Tiemi, também consultora do Mercado Livre, ofereceram a oficina prática “Diversifique e impulsione sua estratégia multicanal com o Mercado Livre”. A atividade compartilhou ferramentas para fortalecer estratégias e ampliar resultados, para empreendedores que desejam impulsionar as vendas de seus negócios. Sobre o histórico de impacto das ministrantes:
Marcela Bachin, psicóloga e empreendedora social pela Teçá Impacto, já liderou mais de 250 projetos de impacto positivo, beneficiando 20 mil pessoas. É especialista em desenvolvimento econômico e associativo de comunidades, com foco na Agenda 2030 e nos ODS.
Sandra Tiemi possui 16 anos de experiência no mercado financeiro e atua há 5 anos em consultoria para projetos de impacto positivo. Formada pela USP, com especializações pela FGV e FIPE-USP, destaca-se na criação de estratégias inovadoras para empreendedorismo e valor compartilhado.
Edital para Apoio às Marcas de Moda Sustentável
O Mercado Livre anunciou na 8ª edição do BEFW, o edital Programa Moda Sustentável 2025, que irá selecionar 20 marcas de moda sustentável para oferecer apoio, capacitação e oportunidades para ampliar seu impacto positivo. Ao final do programa, uma das marcas será escolhida para receber R$ 10.000,00 em capital semente para potencializar seus negócios.
Podem se inscrever marcas de moda sustentável com CNPJ ativo que atendam a um dos seguintes critérios:
- Produtos confeccionados com poliéster e náilon reciclados.
- Produtos feitos com algodão orgânico.
- Produtos confeccionados com fibra de bambu ou por meio de upcycling.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 25 de janeiro de 2025, através deste LINK. Serão priorizadas iniciativas culturais que democratizam o acesso e valorizam a cultura brasileira, com foco em criatividade, inovação, música, moda, cinema, empreendedorismo e outras atividades da economia criativa.
0 comentários