Na passarela do BEFW, a marca mexicana René Orozco apresenta a coleção “Ouro Azul”. Trata-se de um tributo à cultura do México, evidenciando o índigo como corante essencial para a técnica artesanal de tingimento natural.
O índigo tem sido um dos corantes mais importantes dentro dos grupos étnicos da América Central. Infelizmente, o seu cultivo no México e na América Central foi perdido, restando apenas uma família que a cultiva em Niltepec, Oaxaca. Portanto, a coleção surge apoiando-se em estudos teóricos e na parceria com a família Mendoza em Teotitlan del Valle, Oaxaca. A família é especialista em tingimento natural com extrato de índigo e lavagem a seco orgânica.
A proposta da coleção é recriar técnicas de tingimento índigo. Como base, utiliza tecidos de bambu e representa diferentes padrões geométricos e orgânicos utilizados globalmente. A marca, conhecida por suas criações leves e oversize, combina o índigo com o branco e o preto.
“Com esta coleção, pretendemos dar a conhecer uma fonte estética de cor com origens tão remotas como o período pré-hispânico no México, trazendo o brilho da sua beleza para o terreno contemporâneo”. (René Orozco)
7ª edição Brasil Eco Fashion Week – semana de moda sustentável
Felicidades René!