René Orozco exibe coleção Ouro Azul e a magia do corante ancestral Índigo

Publicado em 07 de dezembro de 2023

Na passarela do BEFW, a marca mexicana René Orozco apresenta a coleção “Ouro Azul”. Trata-se de um tributo à cultura do México, evidenciando o índigo como corante essencial para a técnica artesanal de tingimento natural.

René Orozco resgata corante ancestral indigo

René Orozco resgata corante ancestral Índigo

Coleção Rene Orozco recria técnicas de tingimento índigo

Coleção René Orozco recria técnicas de tingimento Índigo

René Orozco consultou a família Mendoza em Teotitlan del Valle, Oaxaca, que ainda cultiva a planta.

René Orozco consultou a família Mendoza em Teotitlan del Valle, Oaxaca, que ainda cultiva a planta e domina a técnica artesanal, além da lavagem a seco.

O índigo tem sido um dos corantes mais importantes dentro dos grupos étnicos da América Central. Infelizmente, o seu cultivo no México e na América Central foi perdido, restando apenas uma família que a cultiva em Niltepec, Oaxaca. Portanto, a coleção surge apoiando-se em estudos teóricos e na parceria com a família Mendoza em Teotitlan del Valle, Oaxaca. A família é especialista em tingimento natural com extrato de índigo e lavagem a seco orgânica.

A proposta da coleção é recriar técnicas de tingimento índigo. Como base, utiliza tecidos de bambu e representa diferentes padrões geométricos e orgânicos utilizados globalmente.  A marca, conhecida por suas criações leves e oversize, combina o índigo com o branco e o preto.

“Com esta coleção, pretendemos dar a conhecer uma fonte estética de cor com origens tão remotas como o período pré-hispânico no México, trazendo o brilho da sua beleza para o terreno contemporâneo”. (René Orozco)

7ª edição Brasil Eco Fashion Week – semana de moda sustentável 

1 Comentário

  1. rgomezcompean@hotmail.com

    Felicidades René!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *