A mostra Sebrae Brasil Eco, que leva o nome do patrocinador do BEFW, vai contar em nossa próxima edição com a participação de criativos e marcas autorais brasileiras de diversas regiões do país – como Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Sergipe, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo – e terá como objetivo promover a conexão entre brasilidades, culturas, materialidades e o design autoral e regional.
A curadoria das marcas que integrarará a Mostra, foi feita através do edital de participação para os formatos de Desfile e Mercado Eco – uma forma de constituir redes e promover visibilidade a estes criativos. Além das descrições sobre os looks e dados da marca, como data de fundação e histórico; o card descritivo contará com um QR Code que direcionará para o site ou Instagram da marca, possibilitando o acesso à página para mais referências, e mesmo a efetivação de vendas.
A Mostra promoverá o uso de matérias-primas renováveis, bioinsumos locais e transparência nas cadeias de valor. Tem o objetivo de valorizar narrativas produtivas, a estética biomimética e a conexão com o território, oferecendo experiências sensoriais e educativas. Além disso, irá destacar parcerias inovadoras, modelos de negócios regenerativos e a inclusão de comunidades tradicionais.
Confira abaixo um resumo dos descritivos de todos os looks nesta próxima edição!
Saulo Cesar I Paraná I BR
A bolsa Conilon, é uma homenagem ao café brasileiro que carrega a estampa “Cafés do Brasil”, ícone do setor criado para carimbar nosso produto mundo afora, contemplando nosso trabalho manual.
Foi confeccionada em parceria com a ONG Orienta Vida que capacita mulheres em vulnerabilidade social, em couro legítimo, brasileiro, rastreado e com tecido reciclado.
A Sandália Trama em couro é feita sob medida e à mão, com técnicas ancestrais do artesanato.
Originária I Espírito Santo I BR
Peça foi criada especificamente para o Brasil Eco Fashion Week 2024, com as cores do Urucum (vermelho) e Jenipapo (preto) que são símbolos da nossa luta e grafismos da etnia Tupinikim, Aracruz – Espirito Santo. A peça é feita com técnicas ancestrais de trama, utilizando miçangas de madeira e cordão encerado.
New Sew 3D I São Paulo I BR
Vestido feito com impressão 3D em renda tridimensional.Criado digitalmente com modelagem digital e simulação em software Style 3D. Toda a peça foi impressa 3D sem uso de costura convencional, o tecido base foi feito em material flexível reciclável e detalhes em biodegradável ( cana de açucar).
Gia Dachi Upcycling I Distrito Federal I BR
O look é construído na ideia de sobreposição e transição das peças. Por baixo, o top é refeito a partir de uma saia jeans, e suas alças de sobras de vestidos de festa. Um short jeans deu origem a calça, onde foram adicionadas pernas feitas em pregas, com diversos tecidos descartados pela indústria têxtil. Por cima, temos um kimono feito também a partir de descartes e, sobreposto a ele, uma saia-cinto ressignificada a partir de uma peça de segunda mão.
Valezeiro I São Paulo I BR
A construção desta Roupa foi realizada através do reaproveitamento de tecido plisado. Cada peça foi cuidadosamente catalogada, cortada em formas geométricas com precisão e unida por uma costura overlock. O acabamento inclui seis pregas, que conferem uma assimetria marcante à peça.
Oswaldo Goeldi I São Paulo I SP
Conjunto feminino em linho natural composto de calça e blusa com aplicações de aves e sobreposições de imagens costuradas e pintadas a mão.
Ateliê de Benguela I Rio de Janeiro I BR
Vestido exclusivo da coleção Odara é uma celebração da beleza da ancestralidade africana, unindo arte, sustentabilidade e sofisticação. Com um design que valoriza as formas do corpo, a peça é confeccionada com fio vegano 100% algodão, enquanto os detalhes, como a flor e as folhas, utilizam fios ecologicamente corretos, também 100% algodão, reforçando o compromisso com o respeito à natureza.
Altair Santo I Sergipe I BR
Sobre a peça: Modelo feito em crochê: pelas crocheteiras: Solange Alves dos Santos e Vanessa Karine dos Santos David
Lizzi Concept I Maranhão I BR
Vestido desenvolvido a partir da fibra da carnaúba (comunidades artesãs Parque Lençóis Maranhenses) e bordados originários com Artesãos do bumba-meu-boi do Maranhão, maior manifesto cultural. Tecido em seda pura certificada pela Werner.
Betto Gomes I Rio de Janeiro I BR
O Look é inspirado nas construções dos barracos feitos sobre a maré em palafitas nos anos 70 e 80. Composto por um colete e saia ampla com vários bolsos com referências de alfaiataria desconstruída com o streetwear. Com várias possibilidades de uso, a versatilidade da peça atemporal é ideal para pessoas com estilo e personalidade. Os acessórios são uma sandália de couro de corda de pescador e sacola de crochê, tudo feito a mão.
407 AA I Ceará I BR
Camisa do acervo da marca. Bermuda e bolsa são uma prévia da coleção ‘Tem Macaxeira no Feijão.
Te Arte Moda Sustentável
Este look foi criado para o documentário com formato de editorial de moda “Milagre das Águas, Vestindo a História de Belford Roxo.” https://www.youtube.com/watch?v=N0kfluyjovs&t=444s.
Feito com 40 calças jeans descartadas, renda, fechos e materiais reaproveitados, combina uma blusa cropped trançada atrás e uma saia longa com fechamento nas costas, elaborada com retalhos de jeans em diversas tonalidades. A peça conecta o projeto de Paulo de Frontin, com a moda sustentável, unindo criatividade e responsabilidade ambiental.
Brizo Ateliê I São Paulo I BR
O vestido Ondas foi tecido a 6 mãos, um convite para viajar para as praias litorâneas de Fortaleza, que também é reconhecida como a “Terra do Sol”, por meio da paisagem têxtil da obra, observar o encontro do sol com o mar. Uma embarcação para a reflexão que a vida é um ir e vir infinito. A cada onda tramada na vestimenta, simboliza que um tempo novo está para chegar.
O vestido “peixinhos” traz um ícone que representa a busca pela liberdade e a abundância. Um elemento presente em diversas letras do cancioneiro brasileiro. Um símbolo que despertou para as peças com estampas originais da coleção, assim como elementos da natureza que estiveram presente na coleção.
Macau ReDenim I São Paulo I BR
O colete é da coleção TRAMA que acabou de ser criada, e esta peça é a primeira confeccionada especialmente para a Mostra de Moda do Brasil Eco Fashion Week. A saia é da coleção GEOMÉTRICA que todos os anos é reeditada com novas formas e composição de tons de azul.
Sobre a 8ª Edição BEFW
A 8ª Edição, pré-COP30 da Brasil Eco Fashion Week, Semana de Moda e Sustentabilidade Brasileira com tema Bioeconomia e Cooperação, acontecerá de 13 a 15 de dezembro de 2024, das 11h às 21h no Centro de Convenções Frei Caneca, na Bela Vista em São Paulo. No 5º andar, com cerca de 5.700m2, quase o dobro do tamanho da última edição (7ª Edição, Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável), o BEFW terá na programação 25 desfiles, 18 painéis, 20 oficinas, 5 mostras de moda, Espaço Inovação, e a exibição de um documentário,
O evento como sempre, será gratuito e aberto ao público.
Sobre a plataforma Brasil Eco Fashion
A Brasil Eco Fashion é uma plataforma que promove novos negócios no mercado e indústria da moda com foco em sustentabilidade, sendo seu principal produto o BEFW. A plataforma já impulsionou três edições internacionais do BEFW na Milan Fashion Week, na Itália, apresentou marcas brasileiras na feira Premium Berlin, na Alemanha, e apoia empresas em sua jornada de internacionalização em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e entidades setoriais como Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e Associação Brasileira de Estilistas (Abest).
Para mais informações acesse: www.brasilecofashion.com.br
Ou acesse nossos canais oficiais: @brasilecofashionweek
0 comentários