SEBRAE Mostra Brasil Eco na 8ªEdição BEFW Pré-COP30

Publicado em 05 de dezembro de 2024

A mostra Sebrae Brasil Eco, que leva o nome do patrocinador do BEFW, vai contar em nossa próxima edição com a participação de criativos e marcas autorais brasileiras de diversas regiões do país – como Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Sergipe, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo – e terá como objetivo promover a conexão entre brasilidades, culturas, materialidades e o design autoral e regional.

A curadoria das marcas que integrarará a Mostra, foi feita através do edital de participação para os formatos de Desfile e Mercado Eco – uma forma de constituir redes e promover visibilidade a estes criativos. Além das descrições sobre os looks e dados da marca, como data de fundação e histórico; o card descritivo contará com um QR Code que direcionará para o site ou Instagram da marca, possibilitando o acesso à página para mais referências, e mesmo a efetivação de vendas.

Mostra Sebrae no Brasil Eco Fashion Week de 2023.

A Mostra promoverá o uso de matérias-primas renováveis, bioinsumos locais e transparência nas cadeias de valor. Tem o objetivo de valorizar narrativas produtivas, a estética biomimética e a conexão com o território, oferecendo experiências sensoriais e educativas. Além disso, irá destacar parcerias inovadoras, modelos de negócios regenerativos e a inclusão de comunidades tradicionais.

Confira abaixo um resumo dos descritivos de todos os looks nesta próxima edição!

Saulo Cesar I Paraná I BR

A bolsa Conilon, é uma homenagem ao café brasileiro que carrega a estampa “Cafés do Brasil”, ícone do setor criado para carimbar nosso produto mundo afora, contemplando nosso trabalho manual.

Foi confeccionada em parceria com a ONG Orienta Vida que capacita mulheres em vulnerabilidade social, em couro legítimo, brasileiro, rastreado e com tecido reciclado.

A Sandália Trama em couro é feita sob medida e à mão, com técnicas ancestrais do artesanato.

@__saulocesar

Originária I Espírito Santo I BR

Peça foi criada especificamente para o Brasil Eco Fashion Week 2024, com as cores do Urucum (vermelho) e Jenipapo (preto) que são símbolos da nossa luta e grafismos da etnia Tupinikim, Aracruz – Espirito Santo. A peça é feita com técnicas ancestrais de trama, utilizando miçangas de madeira e cordão encerado.

@orig.inaria

New Sew 3D I São Paulo I BR

Vestido feito com impressão 3D em renda tridimensional.Criado digitalmente com modelagem digital e simulação em software Style 3D. Toda a peça foi impressa 3D sem uso de costura convencional, o tecido base foi feito em material flexível reciclável e detalhes em biodegradável ( cana de açucar).

@newsew.3d

Gia Dachi Upcycling I Distrito Federal I BR

O look é construído na ideia de sobreposição e transição das peças. Por baixo, o top é refeito a partir de uma saia jeans, e suas alças de sobras de vestidos de festa. Um short jeans deu origem a calça, onde foram adicionadas pernas feitas em pregas, com diversos tecidos descartados pela indústria têxtil. Por cima, temos um kimono feito também a partir de descartes e, sobreposto a ele, uma saia-cinto ressignificada a partir de uma peça de segunda mão.

@giadachi.br

Valezeiro I São Paulo I BR

A construção desta Roupa foi realizada através do reaproveitamento de tecido plisado. Cada peça foi cuidadosamente catalogada, cortada em formas geométricas com precisão e unida por uma costura overlock. O acabamento inclui seis pregas, que conferem uma assimetria marcante à peça.

@valezero_

Oswaldo Goeldi I São Paulo I SP

Conjunto feminino em linho natural composto de calça e blusa com aplicações de aves e sobreposições de imagens costuradas e pintadas a mão.

@oswaldogoeldi

Ateliê de Benguela I Rio de Janeiro I BR

Vestido exclusivo da coleção Odara é uma celebração da beleza da ancestralidade africana, unindo arte, sustentabilidade e sofisticação. Com um design que valoriza as formas do corpo, a peça é confeccionada com fio vegano 100% algodão, enquanto os detalhes, como a flor e as folhas, utilizam fios ecologicamente corretos, também 100% algodão, reforçando o compromisso com o respeito à natureza. 

@ateliedebenguela

Altair Santo I Sergipe I BR

Sobre a peça: Modelo feito em crochê: pelas crocheteiras: Solange Alves dos Santos e Vanessa Karine dos Santos David 

@altairsantoo

Lizzi Concept I Maranhão I BR

Vestido desenvolvido a partir da fibra da carnaúba (comunidades artesãs Parque Lençóis Maranhenses) e bordados originários com Artesãos do bumba-meu-boi do Maranhão, maior manifesto cultural. Tecido em seda pura certificada pela Werner.

@lizziconcept

Betto Gomes I Rio de Janeiro I BR 

O Look é inspirado nas construções dos barracos feitos sobre a maré em palafitas nos anos 70 e 80. Composto por um colete e saia ampla com vários bolsos com referências de alfaiataria desconstruída com o streetwear. Com várias possibilidades de uso, a versatilidade da peça atemporal é ideal para pessoas com estilo e personalidade. Os acessórios são uma sandália de couro de corda de pescador e sacola de crochê, tudo feito a mão.

@bettogomesoficial

407 AA I Ceará I BR

Camisa do acervo da marca. Bermuda e bolsa são uma prévia da coleção ‘Tem Macaxeira no Feijão.

@407a.a

Te Arte Moda Sustentável

Este look foi criado para o documentário com formato de editorial de moda “Milagre das Águas, Vestindo a História de Belford Roxo.” https://www.youtube.com/watch?v=N0kfluyjovs&t=444s.

Feito com 40 calças jeans descartadas, renda, fechos e materiais reaproveitados, combina uma blusa cropped trançada atrás e uma saia longa com fechamento nas costas, elaborada com retalhos de jeans em diversas tonalidades. A peça conecta o projeto de Paulo de Frontin, com a moda sustentável, unindo criatividade e responsabilidade ambiental.

@t_e_art

Brizo Ateliê I São Paulo I BR

O vestido Ondas foi tecido a 6 mãos, um convite para viajar para as praias litorâneas de Fortaleza, que também é reconhecida como a “Terra do Sol”, por meio da paisagem têxtil da obra, observar o encontro do sol com o mar. Uma embarcação para a reflexão que a vida é um ir e vir infinito. A cada onda tramada na vestimenta, simboliza que um tempo novo está para chegar. 

O vestido “peixinhos” traz um ícone que representa a busca pela liberdade e a abundância. Um elemento presente em diversas letras do cancioneiro brasileiro. Um símbolo que despertou para as peças com estampas originais  da coleção, assim como elementos da natureza que estiveram presente na coleção.

@brizoatelie

Macau ReDenim I São Paulo I BR

O colete é da coleção TRAMA que acabou de ser criada, e esta peça é a primeira confeccionada especialmente para a Mostra de Moda do Brasil Eco Fashion Week. A saia é da coleção GEOMÉTRICA que todos os anos é reeditada com novas formas e composição de tons de azul. 

@atelie.macau

Sobre a 8ª Edição BEFW

A 8ª Edição, pré-COP30 da Brasil Eco Fashion Week, Semana de Moda e Sustentabilidade Brasileira com tema Bioeconomia e Cooperação, acontecerá de 13 a 15 de dezembro de 2024, das 11h às 21h no Centro de Convenções Frei Caneca, na Bela Vista em São Paulo. No 5º andar, com cerca de 5.700m2, quase o dobro do tamanho da última edição (7ª Edição, Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável), o BEFW terá na programação 25 desfiles, 18 painéis, 20 oficinas, 5 mostras de moda, Espaço Inovação, e a exibição de um documentário,

O evento como sempre, será gratuito e aberto ao público.

Sobre a plataforma Brasil Eco Fashion

A Brasil Eco Fashion é uma plataforma que promove novos negócios no mercado e indústria da moda com foco em sustentabilidade, sendo seu principal produto o BEFW. A plataforma já impulsionou três edições internacionais do BEFW na Milan Fashion Week, na Itália, apresentou marcas brasileiras na feira Premium Berlin, na Alemanha, e apoia empresas em sua jornada de internacionalização em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e entidades setoriais como Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e Associação Brasileira de Estilistas (Abest).

Para mais informações acesse: www.brasilecofashion.com.br

Ou acesse nossos canais oficiais: @brasilecofashionweek

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *