A We’e’ena Tikuna – Arte Indígena foi fundada em 2018 no Amazonas por We’e’na Tikuna e destaca-se pela moda genuinamente indígena no Brasil. A marca utiliza algodão cru e tecido de fibras de Tururi extraído da entrecasca da árvore amazônica Tururi, no rio alto Solimões. O tecido orgânico é muito usado na região para diversos produtos artesanais e até mesmo peças ritualísticas. Portanto, a coleção “Tururi – Nho’é” representa o espírito das árvores e o design reflete a abordagem única de We’e’ena, que combina ancestralidade e visão para o futuro.
Na coleção, We’e’ena projetou e desenhou as peças e pintou os grafismos. Tudo é feito por ela que, além de estilista, é artista plástica formada pelo Centro de Artes da Amazônia Dirson Costa, sediado em Manaus. Pintados com extratos orgânicos de urucum e jenipapo, os grafismos vão além da estética, sendo um complexo código de comunicação do povo Tikuna.
O desfile proporciona uma experiência cultural completa com uma trilha sonora que incorpora cantos sagrados nas vozes da própria We’e’ena, Djuena Tikuna e dos anciãos do seu povo. A marca une na passarela tradição, sustentabilidade e expressão artística, sendo uma representante vibrante da moda indígena brasileira contemporânea.
“Toda arte é uma forma de resistência. Com minhas peças de Moda quero dar visibilidade a cultura indígena, a mulher indígena, a beleza das criações de artistas contemporâneos como eu que lutam pela causa indígena.” We’e’na Tikuna, fundadora e criativa da We’e’na Tikuna Arte Indígena
0 comentários