Inovação em tecidos especiais e novos materiais

Publicado em 21 de setembro de 2022

Painel da 5ª edição BEFW 2021 – Uma conversa em torno da importância da inovação e dos materiais sustentáveis ​​na indústria da moda.

Entre os participantes estavam Mariana Lombardo, pesquisadora criativa em moda sustentável, Leandro Farah, CEO da Tcotton Têxtil & Fiosgood, e Ana Sudano, coordenadora criativa da semana de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week e educadora do Senac Lapa Faustolo.

Eles discutem o tema inovação e tecidos especiais na indústria da moda.

Mariana Lombardo se apresentou como alguém que trabalha na indústria da moda há mais de 15 anos, incluindo experiência em moda sustentável. Ela destacou a importância de fazer escolhas conscientes na moda e informou que presta consultoria para promover negócios sustentáveis.

Leandro Farah, representante da Fiosgood, explica o foco em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais. Ele discute os desafios de encontrar materiais inovadores e sustentáveis ​​no mercado brasileiro e destaca seus esforços para desenvolver tecidos com algodão orgânico e outras fibras orgânicas.

Ana Sudano compartilhou sua paixão por materiais e sobre o nível molecular no desenvolvimento de tecidos. Ela destacou a importância dos atributos de sustentabilidade na moda citando as certificações como Oeko-Tex e Forest Stewardship Council (FSC) que garantem práticas produtivas responsáveis.

A conversa se aprofundou em tecidos específicos, incluindo diferentes tipos de viscose e seus processos de produção. Eles discutiram o uso da viscose orgânica feita de eucalipto, além de outras opções inovadoras como a viscose láctea. Eles destacaram a versatilidade em termos de cores, texturas e opções de customização, permitindo que as marcas agreguem identidade própria aos produtos. Leandro mencionou os desafios de acesso a esses materiais no mercado brasileiro e como a Fiosgood pretende oferecer opções mais acessíveis e sustentáveis ​​para grandes e pequenas marcas de moda.

Os participantes também abordam as certificações, entre elas, o Global Organic Textile Standard (GOTS) para credibilidade e produção sustentável.

A conversa é finalizada com Ana manifestando seu interesse em obter amostras dos tecidos para fins pedagógicos. Ela enfatizou o papel da educação na promoção de práticas sustentáveis ​​e espera compartilhar o conhecimento com alunos e clientes. Os participantes encerraram comentando os desafios e oportunidades no fornecimento e desenvolvimento desses tecidos, bem como o potencial impacto no setor.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *