No Lounge do #BEFW2019, o Senai Paraíba apresentou uma experiência de realidade virtual que levou os visitantes a conhecerem toda a cadeia produtiva do algodão naturalmente colorido da Paraíba.

Com óculos especiais, os visitantes puderam conferir desde os campos de cultivo na região do semiárido até a fiação e produção têxtil no Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção, em João Pessoa.

A instalação mostrou como a entidade vem colaborando para o incremento da produção de algodão orgânico no Brasil no escopo de um projeto de expansão do cultivo, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e a Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – Empaer, do Governo do Estado da Paraíba

O projeto foi responsável pela produção de 500 toneladas/rama de algodão colorido em 2019.

A pesquisa para o desenvolvimento das sementes do algodão que já nasce colorido foi realizada pela Embrapa – Algodão, com sede em Campina Grande.

O cultivo é feito em sistema de agricultura familiar em assentamentos da reforma agrária, sem irrigação e sem aditivos químicos.

Foto: Blog Guilherme Dias