Renner desfila brechó Repassa e exibe produtos sustentáveis

Publicado em 10 de dezembro de 2022

Patrocinador master da Brasil Eco Fashion Week (BEFW) desde 2017, a Renner criou um marco na história do evento: pela primeira vez um brechó realizou desfile na passarela do BEFW. O Repassa, maior brechó online do Brasil, adquirido pela Renner em 2021, exibiu na passarela 16 looks entre as 600 mil peças que têm no estoque.

Desfile Repassa, brechó da Renner no Brasil Eco Fashion Week_ 6ª Edição _ 2022. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

 

Desfile Repassa, brechó da Renner no Brasil Eco Fashion Week_ 6ª Edição _ 2022. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

Para o desfile, os looks foram divididos entre os tipos de estilos universais (Romântico, Dramático/Urbano, Criativo, Natural/Esportivo, Tradicional, Elegante e Vintage), representando diversas histórias com roupas já usadas por outras pessoas antes, aumentando o ciclo de vida de cada uma das peças. Uma mensagem clara de que roupa de brechó é para todos.

Desfile Repassa, brechó da Renner no Brasil Eco Fashion Week_ 6ª Edição _ 2022. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

Espaço exibe produtos com base na Economia Circular

No lounge da sexta edição do BEFW a Renner apresentou produtos do selo Re Moda Sustentável que demonstram os avanços da empresa varejista na construção de um negócio circular. No espaço denominado “Tendência é pensar no futuro”, a Renner também exibiu processos e materiais indicando o porquê das fibras naturais, recicláveis e/ou de baixo impacto ambiental, serem as escolhas da marca para a produção da sua moda responsável.

No espaço foi possível ver produtos feitos com algodão responsável, viscose, liocel e modal, poliamida biodegradável e reciclada, além de Re jeans, feitos com fios reconstituídos a partir de outros jeans desfibrados. Entre as inovações, apresentou calçados de couro vegetal feitos a partir de resíduos de uva.

O Re jeans, feitos de sobras de outros jeans que são desfibrados e transformadas em novos fios evitando geração de resíduos e reduzindo o consumo de água em mais de 40% comparado a um produto convencional.  Este ano, a Renner também apostou no upcycling — cocriando novas peças com sobras de jeans. O trabalho foi realizado com Agustina Comas, especialista em moda circular

Ana Cecilia Anselmi, Gerene Sênior Estilo Renner e Agustina Comar, fundadora da Comas e especialista em Upcycling

Mais detalhes sobre as matérias-primas exibidas no Espaço Renner

Algodão responsável:  apesar de ser uma fibra natural, o algodão convencional é um dos vilões no impacto ambiental da indústria da moda. Isso porque seu cultivo massivo contamina a água e o solo pelo uso de agrotóxicos. A intensa irrigação pode destruir lençóis freáticos. A Renner trabalha com algodão cultivado de forma mais sustentável, que preserva o solo e a água. Também está atenta ás condições de trabalho e ao pagamento justo para o bem-estar dos agricultores.

O algodão responsável da Renner é certificado pela Better Cotton Initiative (BCI) ou pelo Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Além do uso do algodão orgânico (sem uso de produtos químicos), agroecológico (produzido pela agricultura familiar) ou reciclado (obtido a partir da desfibragem de roupas usadas, sobras e resíduos têxteis).

Viscose, Liocel e Modal: são fibra artificiais produzidas a partir da celulose, um substrato vegetal. Por ter origem celulósica a Renner garante uma cadeia de fornecimento que não obtem matéria-prima de florestas nativas ameaçadas de desmatamento.

Poliamida biodegradável e reciclada: roupas de banho, fitness e íntimas têm versões biodegradável cuja decomposição leva três anos e reciclada com reaproveitamento de tecidos de descarte.

Relações Humanas e Reconhecimento

A Renner quer ser referência no Brasil em living wage (salários justos), e ser inspiração para a indútria da moda a partir de uma cultura de diversidade, equidade e inclusão de grupos minorizados. A meta é que 50% dos cargos de liderança sejam ocupados por pessoas negras e 55% dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres.

Todas as ações colocaram em 2019 a Renner no 8º lugar no ranking global de 11 empresas mais sustentáveis do mundo. A metodologia considera aspectos econômico, ambiental e social. Também tornaram, por cinco anos seguidos, a Renner como a única varejista de moda brasileira a fazer parte do Sustainability Yearbook, que reúne empresas com práticas sustentáveis. O relatório contém os melhores dados e análises ESG da categoria da S&P Global para explicar como as empresas estão se adaptando rapidamente a mudanças diante dos desafios da emergência climática, desde a transição para uma economia de baixo carbono até o estado da diversidade corporativa.

 

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